Extensão
Seleção de bolsistas
ESTUDANTES
Os projetos de extensão “Acesso ao belo e natural”, “Acessibilidade e tecnologias assistivas na transformação digital e educacional na UNILA”, "S.O.S. Maternidade: integrando saberes e práticas maternas" e "Adoçando a vida: projeto de educação em diabetes" abriram as inscrições para a seleção de bolsistas. Para participar, os discentes precisam cumprir os requisitos do Edital n° 30/2022/PROEX (item 4.7). Veja os detalhes de cada processo seletivo:
- Projeto “Acesso ao belo e natural”
Para se candidatar ao processo seletivo, inicialmente, o estudante deve ler este documento, com as informações sobre o projeto. Na sequência, o candidato precisa elaborar um texto sobre o assunto do projeto de extensão contendo uma breve revisão bibliográfica (com referências diferentes das do documento disponível acima) e uma argumentação pessoal de porquê deve ser a pessoa escolhida como bolsista. O texto deve ser enviado, em pdf, até 30 de agosto, para o e-mail hel.graf@unila.edu.br, juntamente com sua grade de horários extraída do SIGAA (ambos em um único arquivo).
- Projeto “Acessibilidade e tecnologias assistivas na transformação digital e educacional na UNILA”
As entrevistas para o processo seletivo de bolsista serão no dia 30 de agosto, a partir das 14h, via Google Meet. Estudantes interessados(as) em participar devem enviar um e-mail para ligia.andrade@unila.edu.br com carta de apresentação e comprovantes de outros projetos que julgar relevantes. A professora Ligia Andrade dará um aviso de confirmação da inscrição e, no dia 29, enviará um e-mail com o horário da entrevista, que terá duração máxima de 15 minutos.
O projeto visa desenvolver ações iniciais que possam contribuir com a inclusão digital e social das pessoas com deficiência na Universidade e que auxiliem para os direitos linguísticos, sociais, educacionais, de acesso à informação e ao atendimento de qualidade. Para tanto, será feito um levantamento da percepção que os(as) estudantes, sendo ou não pessoas com deficiência, possuem das questões concernentes à acessibilidade e à tecnologia assistiva a partir das plataformas e redes sociais utilizadas pela Universidade. Com isso, serão analisados os pontos a serem mantidos e aqueles pontos a serem melhorados para uma real transformação digital e social. Os resultados deste levantamento inicial serão divulgados e compartilhados em rodas de conversa no intuito de dar sequência ao diálogo entre sociedade e Universidade, e que talvez possa contribuir para a especificidade das políticas de inclusão na UNILA e para além dos muros acadêmicos.
- Projeto "S.O.S. Maternidade: integrando saberes e práticas maternas"
Sob a coordenação da professora Ludmila Mourão Xavier Gomes Andrade, a ação de extensão está com inscrições abertas a estudantes dos cursos da área da Saúde para o processo seletivo de uma vaga de bolsista. Para se candidatar, é necessário enviar ao e-mail ludmila.gomes@unila.edu.br, até o dia 29 de agosto, uma carta de intenção que aborde a disponibilidade de tempo, experiência no assunto do projeto e as intenções em participar da ação.
O intuito do projeto é o desenvolvimento de educação em saúde de forma individual e coletiva a mães de crianças de zero a seis anos que estejam enfrentando desafios na maternidade em relação ao desmame, desfralde, terrible two e birras.
- Projeto "Adoçando a vida: projeto de educação em diabetes"
A ação de extensão está recebendo inscrições para o processo de seleção de bolsista até o dia 29 de agosto. Discentes que tenham interesse devem encaminhar uma carta de intenção e uma lista de produções de conteúdo/imagens (que pode ser o portfólio ou os links das produções digitais que já realizou) ao e-mail do professor Thiago Luis de Andrade Barbosa (thiago.barbosa@unila.edu.br), que coordena o projeto. Na carta é preciso abordar a disponibilidade de tempo, experiência no assunto do projeto, experiência na criação de imagens (banners/poster, material para site, entre outros) e as intenções em participar da ação.
O projeto tem como objetivo realizar ações de educação em saúde sobre diabetes perante a sociedade por meio da divulgação de informações online e presenciais sobre a doença, alimentação saudável, projetos e grupos terapêuticos. O estudante bolsista deverá contribuir no desenvolvimento de poster/banners com imagens sobre a temática, produção de conteúdo para redes sociais e sites, além de realizar atividades presenciais de educação em saúde.