Institucional
Segurança da informação
A informação é um dos principais ativos das universidades. Nos últimos anos, houve um aumento significativo na quantidade de informações sensíveis circulando de maneira física e digital, tanto dentro da instituição quanto para fora dela, pela internet. Muita informação foi digitalizada para facilitar sua tramitação e armazenamento, mas nem sempre os cuidados vieram na mesma intensidade.
Para criar uma cultura de cuidado com a informação, existem várias iniciativas pelo mundo e, no Brasil, a mais notável é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Na UNILA, existe a Política de Segurança da Informação (POSIN), que norteia os caminhos seguidos para a melhoria da segurança da informação na Instituição.
As pessoas que utilizam ativos de informação dentro da UNILA são responsáveis por possuir um conhecimento completo da POSIN. Essa Política contém diversas definições, tais como princípios; diretrizes gerais; violações, sanções e penalidades; estrutura de gestão da informação; competências, deveres e responsabilidades; e outras, que são essenciais para as atividades na Universidade.
Além da POSIN, há também um conjunto de normas complementares que regulamentam assuntos como: processo eletrônico, credenciais de acesso, correio eletrônico, backup, hospedagem de sites, entre outros. A política e suas normas complementares estão disponíveis na página da PROAGI.
Texto: Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC)