Você está aqui: Página Inicial > Informes > Saúde do homem
conteúdo

Institucional

Saúde do homem

Hábitos como o tabagismo e o sedentarismo aumentam o risco do surgimento diversas doenças crônicas
publicado: 21/11/2019 16h24, última modificação: 21/11/2019 16h26

No Brasil, os homens vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes e colesterol, além de pressão arterial mais elevada. Há muito, estuda-se os hábitos de vida que teriam efeito no surgimento dessas e de outras enfermidades. Sabe-se que o tabagismo, a ingestão frequente de álcool, a dieta pobre em frutas e verduras e o sedentarismo são hábitos que aumentam o risco do surgimento destas e de várias outras doenças crônicas. Além disso, estima-se que a inatividade física, sozinha, é responsável por 27% dos casos de diabetes e 30% das doenças do coração relacionadas à isquemia.

O Brasil é um dos países mais sedentários do mundo e, embora esse índice seja pior entre as mulheres, a quantidade de homens sedentários é alarmante. Cerca de 57% deles não atinge os índices mínimos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para serem considerados ativos. Os benefícios da atividade física são inúmeros: melhora da saúde cardiorrespiratória, metabólica e musculoesquelética e na funcionalidade, bem como impactos positivos na saúde mental.

Assim, o recado que fica é: movimente-se! Use todas as oportunidades do seu dia para manter-se ativo. Vá de bicicleta para o trabalho e a pé para a padaria; use mais a escada, passeie com o cachorro, brinque com seus filhos, convide seus amigos para caminhadas. Mexa-se pela sua saúde!