Você está aqui: Página Inicial > Informes > Rumo à COP 30
conteúdo

Institucional

Rumo à COP 30

Ciclo de debates “Antes que seja tarde” será realizado a partir desta terça (2), no Campus Integração. Evento terá como convidados Leonardo Boff, João Pedro Stédile e Michael Löwy, que ministrarão suas palestras via videoconferência.
publicado: 01/09/2025 15h41, última modificação: 01/09/2025 23h34

De terça (2) a sexta (5), o auditório do Campus Integração recebe o ciclo de debates “Antes que seja tarde”. O evento ocorre durante a Pré-Semana Acadêmica de Ciência Política e Sociologia e contará com a participação de Leonardo Boff, João Pedro Stédile e Michael Löwy, que ministrarão suas palestras via videoconferênciaInteressados em acompanhar as atividades podem se inscrever via SIGEventos. Haverá certificação. Confira a programação completa:

- 2 de setembro, 19h: “Laudato Si. O legado de Francisco para a América Latina e a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30)”, com Leonardo Boff.

- 4 de setembro, 19h: “Agroecologia e justiça social. O MST e as lutas camponesas contra as mudanças climáticas”, com João Pedro Stédile.

- 5 de setembro, 14h: “Ecossocialismo. Teoria e prática latino-americanas. Emergência climática e alternativas contra-hegemônicas à crise sistêmica do capitalismo”, com Michael Löwy.

Sobre os palestrantes

Leonardo Boff: doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade de Munique (Alemanha), é referência internacional na Teologia da Libertação.

João Pedro Stédile: fundador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e referência na luta popular e na defesa da reforma agrária.

Michael Löwy: é um dos principais intelectuais marxistas contemporâneos, nascido em São Paulo, em 1938, e radicado na França, desde os anos 1960. Löwy é sociólogo, filósofo e militante social, com carreira acadêmica construída sobretudo no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris, onde se tornou diretor de pesquisa emérito. Consolidou-se como um dos grandes representantes do marxismo heterodoxo, combinando tradição marxiana com contribuições da sociologia da cultura, teoria crítica e pensamento libertário. Nas últimas décadas, tornou-se um dos principais formuladores e defensores do ecossocialismo, concepção que conecta a crítica ao capitalismo global com a urgência da crise climática e ambiental.