Você está aqui: Página Inicial > Informes > Relações Internacionais
conteúdo

Vida Universitária

Relações Internacionais

Acadêmicos da Duke University (Estados Unidos) realizaram uma visita ao curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA e acompanharam a atividade de recepção de calouros.
publicado: 18/07/2023 16h42, última modificação: 18/07/2023 16h46

No dia 10 de julho, oito estudantes e uma representante da Duke University (Estados Unidos) participaram da atividade de recepção de calouros do curso de Relações Internacionais e Integração da UNILA, realizada no Campus Integração.

Os alunos visitantes, que estão em um programa de férias estagiando na Itaipu Binacional, acompanharam a palestra ministrada pelo professor Micael Alvino da Silva, que teve como tema “50 anos de Itaipu: as relações entre Brasil, Paraguai e Argentina”, e participaram de um encontro com os integrantes do Centro Acadêmico de Relações Internacionais Eduardo Galeano (CARIIEG). 

Durante a atividade, os estudantes unileiros tiveram a oportunidade de apresentar a multiculturalidade da UNILA, o papel da universidade pública no Brasil e o projeto de integração latino-americana. Já os discentes da Duke University também compartilharam as suas experiências no Brasil, que têm como foco um intercâmbio científico e cultural. 

Os estudantes da instituição dos Estados Unidos possuem diferentes objetos de estudo, que variam entre hidrogênio verde, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), gestão de recursos hídricos, tecnologias da usina e regimento de turbinas e da barragem. Eles destacam que estão tendo uma oportunidade única, não só de conhecer o funcionamento de um acordo binacional, mas também de estudar o meio ambiente a partir de uma perspectiva política. Assim, ressaltam que a contribuição da UNILA não é só cultural, mas também é fundamental para enriquecer os estudos com novas perspectivas.

O encontro proporcionou a construção de um canal de diálogo entre as partes, até mesmo para pensar em parcerias futuras. Esse evento só foi possível por conta da organização do CARIIEG e do apoio do Grupo Tríplice Fronteira (GTF/UNILA) e do Instituto 100 Fronteiras, que viabilizou a atividade com tradutores simultâneos, coffee break e sorteio de livros em português, espanhol e inglês.