Você está aqui: Página Inicial > Informes > Projeto de extensão “Educom Guarani”

Projeto de extensão “Educom Guarani”

Ação possibilita o diálogo com comunidades indígenas, a fim de criar novos espaços de memória e identidade vinculados à sua cultura.
publicado: 19/07/2022 15h07, última modificação: 19/07/2022 15h07

O projeto de extensão “Educom Guarani” está voltado à formação/capacitação de docentes de língua-cultura guarani das escolas e comunidades indígenas das Tekoha (aldeias), com orientação de estudantes e professores da UNILA. Os próprios integrantes das comunidades gravam as aulas e cerimônias espirituais que acontecem nas Opy/Tekoha. Essas gravações (transcritas/traduzidas) e as ferramentas da comunicação que foram orientadas têm o objetivo de auxiliar no processo pedagógico da comunidade.

Em 2020, com a pandemia de Covid-19 e isolamento social, foi iniciada a criação de um site, com o objetivo de  documentar e disponibilizar tudo o que foi desenvolvido até o momento. A página foi lançada oficialmente por meio do evento virtual “Primeiro Encontro do Projeto de Extensão Avañe’e Arandu Myasãimbo’e - Educomunicação e Cultura Guarani”, realizado no dia 20 de outubro de 2020, com a participação dos integrantes do projeto. Desde então, a equipe tem se concentrado na manutenção e no aprimoramento do site do projeto para difusão digital dos materiais audiovisuais elaborados pelas/nas comunidades. Saiba mais…