Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Extensão - PROEX > Comunicação Extensão > Extensão em Ação > Projeto Educomunicacao e Cultura Guarani - Avañe'ẽ Myasãimbo'e rembiapo

Projeto Educomunicacao e Cultura Guarani - Avañe'ẽ Myasãimbo'e rembiapo

publicado 04/07/2022 16h37, última modificação 19/07/2022 09h28
Projeto possibilita o diálogo com comunidades indígenas, a fim de criar novos espaços de memória e identidade vinculados à sua cultura, marcados, predominantemente, pela relação com o meio ambiente e com a terra.

O projeto de extensão “Educom Guarani” está voltado à formação/capacitação de docentes de língua-cultura guarani das escolas e comunidades indígenas das Tekoha (aldeias). Com orientação de estudantes e professores da Unila os próprios integrantes das comunidades gravaram as aulas e cerimônias espirituais que aconteceram nas Opy/Tekoha. Essas gravações (transcritas/traduzidas) e as ferramentas da comunicação que foram orientadas têm o objetivo de auxiliar no processo pedagógico da comunidade.

Desde a sua origem em 2018, a ação esteve voltada à formação de docentes das escolas estaduais indígenas, localizadas nos tekohas (aldeias). Foram ministrados um curso da língua guarani para docentes guaranis das escolas, focando em aspectos de sua gramática e escrita. O desafio do curso era encontrar uma forma de escrever em guarani que contemplasse a diversidade do oeste paranaense, já que a língua guarani falada na região é caracterizada pelas variações nhandeva, mbyá, kaiowá, e também o guarani paraguaio.

Com o apoio de estudantes e professores da Unila, mais tarde foram realizadas gravações de aulas e cerimônias espirituais pelos próprios guarani. Esse processo de gravações tornou evidente que o uso de ferramentas da comunicação poderiam auxiliar no processo pedagógico da comunidade. Assim, em 2019, foi constituída uma comunidade pedagógica na qual estávamos inseridos juntamente com as escolas das comunidades envolvidas e as principais lideranças comunitárias para a construção de uma metodologia de trabalho. As referências teóricas de propostas da Educação Popular e da Literatura Decolonial, sobretudo do que atualmente é chamado na América Latina de Educomunicação, foram imprescindíveis nesta etapa. Assim surgiu o projeto Educom Guarani.

Em 2020, com a pandemia de COVID-19 e isolamento social, foi iniciado a criação do site, com o objetivo de  documentar e disponibilizar tudo o que desenvolvemos até o momento. A ideia é continuar criando conteúdos a partir do que já possuímos de material audiovisual e também possibilitar a criação de novos materiais dentro das comunidades, mesmo em isolamento social.

O site foi lançado oficialmente por meio do evento virtual “Primeiro Encontro do Projeto de Extensão Avañe’e Arandu Myasãimbo’e - Educomunicação e Cultura Guarani”, realizado no dia 20 de outubro de 2020, com a participação de todos(as) os(as) integrantes do projeto. Desde então, a equipe tem se concentrado na manutenção e aprimoramento do site do projeto para difusão digital dos materiais audiovisuais elaborados pelas/nas comunidades.

Saiba mais sobre o projeto: Site; SIGAA; Instagram; Facebook; Youtube.