Você está aqui: Página Inicial > Informes > Programa de Monitoria Acadêmica

Programa de Monitoria Acadêmica

Está aberto, até 10 de fevereiro, o período de submissão de projetos de ensino para o PROMA. Programa terá mudanças a partir do ano letivo de 2024.
publicado: 26/01/2024 16h19, última modificação: 05/02/2024 15h27

Por meio do Edital nº 007/2024, a PROGRAD abriu o processo de inscrição de projetos de monitoria nos cursos de graduação da UNILA, através do Programa de Monitoria Acadêmica (PROMA), para o ano letivo de 2024.

A submissão dos projetos de ensino deve ser realizada pelos proponentes via SIGAA, até 10 de fevereiro. Já a autorização dos projetos precisa ser feita pela Coordenação de Curso ou Chefia do DACICLO até o dia 17 de fevereiro, também por meio do SIGAA.

Sobre o Programa

A partir deste ano, o Programa de Monitoria da UNILA caracteriza-se como uma ação institucional destinada aos cursos de graduação, efetivada por meio de projetos de monitoria direcionados à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e da qualidade do ensino, com foco na formação dos(as) monitores(as). Nesse sentido, os projetos adquirem um caráter de "projeto de ensino", com o objetivo de estimular o desenvolvimento de estratégias metodológicas que atendam às necessidades específicas dos cursos de graduação, além de promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, e proporcionar ao(à) discente monitor(a) a participação em atividades de ensino e prática docente.

Após a revisão do Programa, feita em conjunto entre a PROGRAD e a Comissão de Monitoria, o PROMA passará por algumas mudanças a partir do ano letivo de 2024, entre elas:

- Programa com edição anual, contemplando dois semestres letivos;
- Projetos com concepção mais ampla de ensino, e não apenas de monitoria;
- Necessidade de ampliação das atividades que podem ser desenvolvidas pelo(a) monitor(a), contemplando aquelas com características de iniciação à docência;
- Alteração dos critérios de avaliação dos projetos, excluindo-se aqueles quantitativos relacionados às características dos componentes curriculares e privilegiando a proposta pedagógica do projeto de ensino, em articulação com os objetivos institucionais do PROMA;
- Ampliação de prazos para submissão de projetos, avaliação das propostas e seleção de monitores(as);
- Possibilidade de renovação dos projetos por mais um ano, após aprovação do relatório final; e
- Início da vigência do projeto no primeiro dia letivo de 2024-1, incluindo a atuação dos(as) monitores(as), o que atende a uma demanda antiga dos(as) docentes participantes do Programa.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno (DAAA/PROGRAD), pelo e-mail prograd.daad@unila.edu.br, pelo telefone (45) 3522-9747 (WhatsApp) ou pessoalmente, no Jardim Universitário (sala C-123-4 - térreo).

Texto disponível em espanhol

registrado em: ,