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Programa de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares

Iniciativa da PROGRAD que concede apoio financeiro para vivência de componentes curriculares abriu o prazo para submissão de propostas. Conheça as atividades de campo apoiadas pelo PVCC desenvolvidas no último semestre.
publicado: 26/07/2024 18h48, última modificação: 26/07/2024 19h13

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) publicou o Edital nº 107/2024, que regulamenta o processo de submissão de propostas para o Programa de Apoio à Vivência de Componentes Curriculares (PVCC), a serem desenvolvidas no primeiro semestre letivo de 2024.

O PVCC visa garantir meios institucionais para o desenvolvimento de atividades que elevem a qualidade das ações de graduação, através da realização de atividades pedagógicas na forma de atividades de campo e visitas curriculares (viagens de estudo), de acordo com o planejamento dos componentes curriculares.

A partir desta edição do Programa, a submissão de propostas foi dividida em duas fases:

  • Fase I: submissão de propostas vinculadas aos cursos de graduação que apresentam, em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), componentes curriculares obrigatórios ofertados em 2024.1 que exijam atividades de campo e/ou visitas curriculares (Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Geografia - Bacharelado e Geografia - Licenciatura);
  • Fase II: submissão das demais propostas, que não contemplem em PPC a atividade de campo e/ou visitas curriculares como requisito para o cumprimento de componentes curriculares obrigatórios.

Para a primeira fase, as propostas podem ser submetidas até o dia 31 de julho, via Inscreva. Já para a segunda fase, o prazo de submissão estará aberto de 6 a 12 de agosto.

Dúvidas sobre o PVCC podem ser esclarecidas no Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno, da PROGRAD, pelo e-mail prograd.daad@unila.edu.br, pelo WhatsApp (45) 3522-9747 ou pessoalmente na Unidade Jardim Universitário (sala C-123, térreo).

Ações realizadas no segundo semestre de 2023

Em 2023.2, os cursos de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Geografia - Licenciatura e Bacharelado; Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade; e Arquitetura e Urbanismo desenvolveram atividades de campo relacionadas ao PVCC. Confira:

DESENVOLVIMENTO RURAL E SEGURANÇA ALIMENTAR

O docente Régis da Cunha Belém realizou visitas curriculares com os estudantes do curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, relacionadas aos componentes curriculares “Organização Social e Movimentos Sociais Rurais, Associativismo e Cooperativismo na América Latina” e “Legislação e Qualidade de Alimentos e Extensão Rural”.

O roteiro da viagem compreendeu as seguintes atividades: visita à Associação de Estudos, orientação e assistência rural e visita a famílias de agricultores assistidos pela entidade na comunidade de Jacutinga, no município de Francisco Beltrão/PR. No município de Anchieta/SC, foram feitas visitas à CooperAnchieta, ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a agricultores familiares nas comunidades de Prateleira e Café Filho. Já em São Miguel do Oeste/SC, foram realizadas visitas à CooperOeste, à agroindústria de leite “Terra Viva” e a agricultores familiares na comunidade de Café Filho.

Segundo o professor, “a realização da visita curricular permitiu o estreitamento das relações entre o curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar – bem como da UNILA – com atores sociais significativos da região Sudoeste do Paraná e Extremo Oeste de Santa Catarina. Especificamente, Assesoar, Prefeitura Municipal de Anchieta e organizações locais de agricultores familiares - CooperOeste”.

GEOGRAFIA - BACHARELADO E GEOGRAFIA - LICENCIATURA

As atividades de campo com os estudantes do curso de Geografia - Bacharelado e Geografia - Licenciatura foram desenvolvidas pelos professores Paulo Miguel de Bodas Terassi e Léia Aparecida Veiga. Essas ações são relacionadas aos componentes curriculares “Técnicas de Trabalho de Campo”, “Dinâmica do relevo e uso do território”, “Climatologia para Geografia”, “Clima Urbano”, “Metodologia do Ensino de Geografia” e “Estágios Supervisionados em Geografia II e IV” e foram realizadas em Maringá e Porto Rico, no Paraná.

Em Maringá, foram feitas visitas técnicas à Estação Climatológica Principal de Maringá (ECPM), Parque do Ingá Prefeito Adriano José Valente, Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória e Terminal Urbano Intermodal Dr. Said Felício Ferreira. Na cidade de Porto Rico, foram realizadas visitas de barco às ilhas da região em uma área de preservação ambiental e entrevistas com moradores locais.

“Esta atividade cumpriu um papel fundamental na formação acadêmica dos discentes, posto que a Geografia é essencialmente uma Ciência em que se carece a pesquisa de campo, especialmente em alguns segmentos em que há a necessidade de uma investigação in loco, como, por exemplo, a Geografia Urbana, o Clima Urbano, a Geomorfologia Fluvial, entre outras subáreas. Sendo assim, ressaltamos que o suporte ao trabalho de campo é essencial para que os discentes possam se instrumentalizar e, sobretudo, refletir sobre as dinâmicas da produção do espaço geográfico e as múltiplas relações entre sociedade e natureza”, destaca o docente Paulo Miguel de Bodas Terassi.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE

Vinculados ao curso de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, os professores Cleto Kaveski Peres, Elaine Della Giustina Soares e Fernando César Vieira Zanella promoveram, com os discentes, atividades de campo relacionadas aos componentes curriculares “Diversidade de Algas e Fungos” e “Diversidade de Protozoários e Introdução à Metazoa”. A viagem percorreu os municípios de Piçarras e Itapema, em Santa Catarina, com o objetivo de visitar ambientes marinhos e permitir aos estudantes vivenciar os conteúdos estudados em sala de aula.

De acordo com o docente Cleto Kaveski Peres, “a vivência dos alunos em uma visita de campo desta natureza não somente possibilita a visualização prática dos organismos estudados em sala de aula, como também oferece uma visão transformadora do trabalho de campo e da atividade profissional do biólogo. Esse dado é ainda mais relevante quando consideramos que, para alguns discentes, este é o primeiro contato com o ambiente marinho, o qual vai ser estudado e servirá de exemplo em inúmeras discussões por todo o curso e ao longo da vida”.

GEOGRAFIA - BACHARELADO

Os professores Ana Clarissa Stefanello e James Humberto Zomighnani Júnior, do curso de Geografia - Bacharelado, realizaram viagem de estudos associada aos componentes curriculares “Dinâmica do Relevo e uso do Território”, “Planejamento Territorial” e “Técnicas de Trabalho de Campo em Geografia” nas cidades de Maringá, Loanda, Umuarama e Foz do Iguaçu. Os estudantes participantes puderam observar as diversas paisagens das áreas urbanas e rurais, identificando rochas, minerais e relevos, além de analisar vários aspectos relacionados ao planejamento urbano e rural dessas cidades.

“Os trabalhos de campo são essenciais para a formação do geógrafo, uma vez que a observação empírica e a comprovação de fenômenos in loco constituem base para a pesquisa e produção do conhecimento geográfico, subsidiando a análise e compreensão de fenômenos espaciais revelados nas paisagens, e na formação e estruturação de territórios, seus usos, processos e organização e desigualdades”, conta a docente Ana Clarissa Stefanello.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ECOLOGIA E BIODIVERSIDADE

Os docentes Luiz Roberto Ribeiro Faria Junior, Alexandre Vogliotti e Michel Varajão Garey desenvolveram atividades de campo com os discentes do curso de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade referentes ao componente curricular “Ecologia de Campo I”, no município de Três Barras/SC. Nessa atividade, os estudantes puderam vivenciar e reconhecer ambientes de Floresta Ombrófila Mista (Mata de Araucária), de espécies nativas (Araucaria angustifolia) e exóticas (Pinus taeda e Pinus elliotti) e também analisar questões relacionadas ao plantio de espécies exóticas para exploração de madeira.

Segundo Luiz Roberto, “a atividade foi desenvolvida com bastante êxito. Entendemos que todos os objetivos foram alcançados, da mesma forma que todo o plano de ensino da disciplina foi efetivamente cumprido. A realização do componente, na forma proposta  e realizada , permitiu aos(às) discentes a oportunidade de colocar em prática e vivenciar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula, em uma perspectiva integrada, em uma formação distinta, Floresta Ombrófila Mista, diferente daquela encontrada na região de Foz do Iguaçu”.

ARQUITETURA E URBANISMO

Gabriel Rodrigues da Cunha e Tiago Souza Bastos, professores de Arquitetura e Urbanismo, realizaram com os estudantes do curso uma visita à cidade de Brasília/DF, associada ao componente curricular “Arquitetura e Utopia Modernista”. Nas atividades da viagem, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer as principais características do conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico da cidade, visitando alguns dos principais marcos arquitetônicos: Praça dos Três Poderes, Catedral, Museu Nacional, Palácio do Itamaraty, Teatro Nacional, Eixo Monumental, Congresso Nacional, Palácio da Justiça, Espaço Oscar Niemeyer, Esplanada dos Ministérios, Ministério das Cidades, Torre de TV, Museu Vivo da Memória Candanga (cidade-satélite), Taguatinga e Feira de Ceilândia.

“A visita curricular à Brasília foi excepcional, tendo sido cumprido todo o roteiro, sem incidentes que comprometessem o roteiro ou a viagem. A avaliação dos e das discentes durante a viagem de volta foi muito positiva e elogiada, tanto no que se refere aos docentes responsáveis, quanto aos monitores e ao roteiro”, ressalta o docente Gabriel Rodrigues da Cunha.

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