Você está aqui: Página Inicial > Informes > Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos
conteúdo

Institucional

Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos

ESTUDANTES

Prazo para estudantes se inscreverem no PAPADE se encerra no dia 31 de julho. Em 2024, estudantes de cinco cursos já foram beneficiados com recursos do Programa.
publicado: 19/07/2024 15h13, última modificação: 19/07/2024 15h13

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) publicou o edital nº 100/2024, que regulamenta o processo de seleção do Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos (PAPADE), para atividades realizadas no período de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2024. As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho, via Inscreva.

O apoio financeiro compreende a concessão de auxílio-viagem para apoiar as despesas com pagamento de inscrições, diárias, alimentação e transporte, exclusivamente a estudantes que apresentarem trabalhos ou ministrarem oficinas e minicursos em eventos acadêmico-científicos, artístico-culturais e de extensão. 

No ano de 2024, estudantes dos cursos de Relações Internacionais e Integração; Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana; Medicina; Cinema e Audiovisual; e Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química já foram apoiados pelo Programa. Confira, a seguir, alguns relatos de estudantes que foram beneficiados.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS | ANTROPOLOGIA

Os estudantes Leyriel Zurita Gonzalez, de Relações Internacionais e Integração, e Maria Beatriz Barmaimon Garcia, do curso de Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, participaram, entre os dias 24 e 26 de abril, do “5º Seminário Internacional América Latina e Caribe: conflitos e políticas contemporâneas”, realizado em Belém, no Pará. Durante o evento, Leyriel apresentou o trabalho intitulado “Explorando a dinâmica demográfica em Foz do Iguaçu: mapas dos fluxos migratórios”. Segundo ele, a experiência “permitiu dar visibilidade à minha pesquisa, que trata de um mapeamento dos migrantes em Foz de Iguaçu e de que forma ocorrem as diferentes relações sociais entre esses migrantes e a população que os recebe”, comentou o discente.

No mesmo seminário, Maria Beatriz apresentou o trabalho “Branquitude e o pensamento decolonial” e, segundo ela, a oportunidade foi imprescindível para a sua formação como antropóloga e pesquisadora: “Durante o Seminário, entrei em contato com nomes expoentes das Ciências Sociais na América Latina. Pude perceber o quão bem estabelecidos nos coloca a UNILA, a partir de todo o debate feito na Universidade no que se refere à decolonialidade e à imaginação de novas possibilidades de presente e futuro”, afirma Maria Beatriz.

Também do curso de Antropologia, o estudante Fritznel Honneur apresentou o trabalho “O rap no Haiti: estilo musical, ferramenta de resistência e de reconhecimento identitário”, no 1º Congreso de Investigadores Afrolatinoamericanos y del Caribe e 5º Colóquio Raça e Interseccionalidades, realizados na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 28 de junho. De acordo com Fritznel, a participação nos eventos “abre uma porta no âmbito da pesquisa enquanto estudante em Antropologia”, afirmou. 

MEDICINA

Estudante de Medicina, Moisés Elías Gochez Rivera participou do 18° Congresso Paranaense de Pediatria, realizado entre os dias 13 e 16 de março, em Curitiba. O estudante apresentou o trabalho “Complicações da otite média e o desenvolvimento da Síndrome de Gradenigo como expressão clínica de petrosite”. Para Moisés, a experiência foi de extrema importância para sua formação acadêmica, pois ofereceu a oportunidade de atualização em relação às práticas e pesquisas na área da pediatria. “A apresentação me permitiu compartilhar conhecimentos adquiridos dentro da minha investigação, por meio do relato de caso apresentado. Além disso, receber o feedback de profissionais renomados e estabelecer contatos para futuras colaborações e oportunidades de carreira foi muito importante”, explicou o discente.

CINEMA E AUDIOVISUAL

Do curso de Cinema e Audiovisual, o estudante José Antonio López Díaz participou do “Voces de un nuevo mundo: 21º Congreso Mundial ASSITEJ y Festival de Artes Escénicas”, realizado entre os dias 24 de maio e 1° de junho, na cidade de Havana, em Cuba. Na oportunidade, ele ministrou a oficina “Cineteatro: explorando el mundo de la narrativa visual para niños”. Para José Antonio, a atividade representou uma oportunidade para mergulhar no mundo das artes cênicas para crianças e jovens. Além disso, segundo ele, “foi possível conectar-se com profissionais de diferentes nacionalidades que partilham a paixão pela arte performativa dirigida às novas gerações. Foi uma oportunidade de crescer como profissional, contribuir para o desenvolvimento das artes performativas e do audiovisual para todas as crianças e jovens”, afirmou ele.

CIÊNCIAS DA NATUREZA - BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA

Outro estudante que contou com apoio do PAPADE, neste ano, foi José Antonio Salgado Garizado, do curso de Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química. Ele apresentou o trabalho “A educação como uma ferramenta de conscientização ambiental” no 7º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, realizado de 14 a 16 de maio, em Curitiba. O trabalho foi o resultado de sua participação no projeto de extensão da UNILA “Universidade e Sociedade: o que a universidade pública pode oferecer aos estudantes – Eletroquímica ao alcance de toda a sociedade”, desenvolvido desde 2016 em escolas públicas de Foz do Iguaçu. Para José, participar do evento foi enriquecedor, porque possibilitou o acesso a novas ideias e a novas maneiras de analisar e publicar resultados de pesquisas.

Para mais informações sobre o Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos, acesse o edital.

Dúvidas podem ser esclarecidas no Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno, da PROGRAD, pelo e-mail prograd.daad@unila.edu.br, pelo WhatsApp (45) 3522-9747 ou pessoalmente, na Unidade Jardim Universitário (sala C-123, térreo).

registrado em: ,