Institucional
Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos
ESTUDANTES
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) publicou o edital nº 100/2024, que regulamenta o processo de seleção do Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos (PAPADE), para atividades realizadas no período de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2024. As inscrições podem ser realizadas até 31 de julho, via Inscreva.
O apoio financeiro compreende a concessão de auxílio-viagem para apoiar as despesas com pagamento de inscrições, diárias, alimentação e transporte, exclusivamente a estudantes que apresentarem trabalhos ou ministrarem oficinas e minicursos em eventos acadêmico-científicos, artístico-culturais e de extensão.
No ano de 2024, estudantes dos cursos de Relações Internacionais e Integração; Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana; Medicina; Cinema e Audiovisual; e Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química já foram apoiados pelo Programa. Confira, a seguir, alguns relatos de estudantes que foram beneficiados.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS | ANTROPOLOGIA
Os estudantes Leyriel Zurita Gonzalez, de Relações Internacionais e Integração, e Maria Beatriz Barmaimon Garcia, do curso de Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, participaram, entre os dias 24 e 26 de abril, do “5º Seminário Internacional América Latina e Caribe: conflitos e políticas contemporâneas”, realizado em Belém, no Pará. Durante o evento, Leyriel apresentou o trabalho intitulado “Explorando a dinâmica demográfica em Foz do Iguaçu: mapas dos fluxos migratórios”. Segundo ele, a experiência “permitiu dar visibilidade à minha pesquisa, que trata de um mapeamento dos migrantes em Foz de Iguaçu e de que forma ocorrem as diferentes relações sociais entre esses migrantes e a população que os recebe”, comentou o discente.
No mesmo seminário, Maria Beatriz apresentou o trabalho “Branquitude e o pensamento decolonial” e, segundo ela, a oportunidade foi imprescindível para a sua formação como antropóloga e pesquisadora: “Durante o Seminário, entrei em contato com nomes expoentes das Ciências Sociais na América Latina. Pude perceber o quão bem estabelecidos nos coloca a UNILA, a partir de todo o debate feito na Universidade no que se refere à decolonialidade e à imaginação de novas possibilidades de presente e futuro”, afirma Maria Beatriz.
Também do curso de Antropologia, o estudante Fritznel Honneur apresentou o trabalho “O rap no Haiti: estilo musical, ferramenta de resistência e de reconhecimento identitário”, no 1º Congreso de Investigadores Afrolatinoamericanos y del Caribe e 5º Colóquio Raça e Interseccionalidades, realizados na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 25 e 28 de junho. De acordo com Fritznel, a participação nos eventos “abre uma porta no âmbito da pesquisa enquanto estudante em Antropologia”, afirmou.
MEDICINA
Estudante de Medicina, Moisés Elías Gochez Rivera participou do 18° Congresso Paranaense de Pediatria, realizado entre os dias 13 e 16 de março, em Curitiba. O estudante apresentou o trabalho “Complicações da otite média e o desenvolvimento da Síndrome de Gradenigo como expressão clínica de petrosite”. Para Moisés, a experiência foi de extrema importância para sua formação acadêmica, pois ofereceu a oportunidade de atualização em relação às práticas e pesquisas na área da pediatria. “A apresentação me permitiu compartilhar conhecimentos adquiridos dentro da minha investigação, por meio do relato de caso apresentado. Além disso, receber o feedback de profissionais renomados e estabelecer contatos para futuras colaborações e oportunidades de carreira foi muito importante”, explicou o discente.
CINEMA E AUDIOVISUAL
Do curso de Cinema e Audiovisual, o estudante José Antonio López Díaz participou do “Voces de un nuevo mundo: 21º Congreso Mundial ASSITEJ y Festival de Artes Escénicas”, realizado entre os dias 24 de maio e 1° de junho, na cidade de Havana, em Cuba. Na oportunidade, ele ministrou a oficina “Cineteatro: explorando el mundo de la narrativa visual para niños”. Para José Antonio, a atividade representou uma oportunidade para mergulhar no mundo das artes cênicas para crianças e jovens. Além disso, segundo ele, “foi possível conectar-se com profissionais de diferentes nacionalidades que partilham a paixão pela arte performativa dirigida às novas gerações. Foi uma oportunidade de crescer como profissional, contribuir para o desenvolvimento das artes performativas e do audiovisual para todas as crianças e jovens”, afirmou ele.
CIÊNCIAS DA NATUREZA - BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA
Outro estudante que contou com apoio do PAPADE, neste ano, foi José Antonio Salgado Garizado, do curso de Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química. Ele apresentou o trabalho “A educação como uma ferramenta de conscientização ambiental” no 7º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade, realizado de 14 a 16 de maio, em Curitiba. O trabalho foi o resultado de sua participação no projeto de extensão da UNILA “Universidade e Sociedade: o que a universidade pública pode oferecer aos estudantes – Eletroquímica ao alcance de toda a sociedade”, desenvolvido desde 2016 em escolas públicas de Foz do Iguaçu. Para José, participar do evento foi enriquecedor, porque possibilitou o acesso a novas ideias e a novas maneiras de analisar e publicar resultados de pesquisas.
Para mais informações sobre o Programa de Apoio à Participação Discente em Eventos, acesse o edital.
Dúvidas podem ser esclarecidas no Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno, da PROGRAD, pelo e-mail prograd.daad@unila.edu.br, pelo WhatsApp (45) 3522-9747 ou pessoalmente, na Unidade Jardim Universitário (sala C-123, térreo).