Institucional
Programa de Apoio a Discente em Trabalho de Conclusão de Curso
ESTUDANTES
A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) publicou o edital nº 99/2024, que abre o prazo para solicitações ao Programa de Apoio a Discente em Trabalho de Conclusão de Curso (PAD-TCC), para o primeiro semestre letivo de 2024. A iniciativa oferece apoio financeiro a estudantes para pesquisa de campo, visita técnica e viagem de estudos ou aquisição de insumos, para a realização de trabalho de conclusão de curso. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho, via Inscreva.
O PAD-TCC objetiva contribuir para a formação acadêmica e profissional dos estudantes, garantindo condições para que ampliem e aprofundem conhecimentos relacionados ao TCC. No segundo semestre letivo de 2023, 14 estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual; Arquitetura e Urbanismo; Biotecnologia; Mediação Cultural - Artes e Letras; e Química - Licenciatura foram contemplados com apoio financeiro do Programa. Conheça, abaixo, algumas dessas experiências.
CINEMA E AUDIOVISUAL
No curso de Cinema e Audiovisual, nove estudantes foram beneficiados com recursos do PAD-TCC. Vitória Maria Barbosa Junqueira e Matheus Pio Friggi receberam apoio para a produção de cenas do curta-metragem Caçadora de Lendas, sob orientação do docente Eduardo Dias Fonseca. Com o auxílio, os estudantes puderam adquirir materiais como figurinos e maquiagem, além de imprimir roteiros e alugar uma carroça que foi usada nas gravações. Já os estudantes Raíssa Gaspar da Silva, Zindzi Alexia Portillo, María Alejandra Ramirez Márquez, Lucero Milena Encina Invernizzi e Greidy Sarahi Vivas Zambrano utilizaram o recurso para a gravação do curta-metragem Cascarón Azul, sob orientação da docente Camila da Silva Marques. E os discentes Bruno Eduardo Basseto de Andrade e João Paulo Febraio Parma, também orientados pelo docente Eduardo Dias Fonseca, receberam o apoio financeiro para custear as despesas com viagem ao município de Jesuítas (PR), onde produziram o documentário em curta-metragem Do fundo do terreiro: pioneirismo e memória em Jesuítas-PR.
ARQUITETURA E URBANISMO
A estudante Tamara Fernanda Diaz Parada, de Arquitetura e Urbanismo, sob orientação da docente Patricia Zandonade, recebeu apoio do Programa para deslocar-se até a cidade de São Paulo. O objetivo da viagem foi a realização de pesquisas de campo e uma visita técnica em um dos Parques Fluviais do Tietê (Parque Ecológico Mário do Canto), experiências que contribuíram para a elaboração do TCC “Inundações e risco ambiental na Microbacia do Arroio Jupira, Foz do Iguaçu: análises e estratégias de enfrentamento em planejamento urbano e paisagem”. Durante a viagem, a discente teve a oportunidade de conhecer experiências em planejamento, desenvolvimento e implementação de soluções sustentáveis para cidades, empresas e residências.
BIOTECNOLOGIA
Já no curso de Biotecnologia, dois estudantes, orientados pelo docente Samuel Henrique Kamphorst, também foram contemplados pelo PAD-TCC, na edição 2023-2. O estudante Ivan Mateo Espitia Navarrete recebeu apoio para realizar experimentos na Universidade Estadual do Norte Fluminense, no Rio de Janeiro. Os estudos fizeram parte do TCC intitulado “O efeito da alta temperatura nos genótipos de milho Palomero (Zea Mays L. everta) durante a fase inicial de desenvolvimento”. E a estudante Thaynara Cristina de Carvalho, por sua vez, realizou uma viagem de estudos para o município de Anchieta (SC), para entrevistar agricultores e obter germoplasma das variedades crioulas de milho. A experiência de Thaynara serviu para o desenvolvimento do TCC “Estrutura e dinâmica do bacterioma indígena de sementes crioulas e silvestres de espécies cultivadas comparadas àquelas Pós-Revolução Verde”.
MEDIAÇÃO CULTURAL - ARTES E LETRAS
Já no curso de Mediação Cultural - Artes e Letras, a estudante Fernanda Diniz e Silva de Oliveira, sob orientação da docente Carla Daniela Rabelo Rodrigues, realizou uma viagem de estudos até a cidade de São Paulo para a pesquisa de campo que servirá de base para a narrativa do documentário intitulado Casacatraca. A estudante realizou uma pesquisa sobre o transporte público na cidade de São Paulo, nos terminais de Barra Funda e Butantã. O objetivo do TCC de Fernanda é documentar a rotina e histórias de quem utiliza o transporte urbano e, através desses registros, valorizar o tempo e ressignificar a relação com a cidade, traçando um paralelo entre vivências no transporte de Foz do Iguaçu e na cidade de São Paulo, onde parte da narrativa do documentário se constrói.
QUÍMICA - LICENCIATURA
A estudante Amanda de Araujo Drago, do curso de Química - Licenciatura, sob orientação da docente Marciana Pierina Uliana Machado, está desenvolvendo o trabalho de conclusão de curso “Uso de práticas experimentais como metodologia de ensino: um estudo de caso”. A discente recebeu apoio para aquisição dos reagentes necessários para a elaboração do trabalho, cujo objetivo é desenvolver a percepção dos estudantes do Ensino Médio de um colégio estadual de Foz do Iguaçu a respeito das diferentes funções orgânicas. Na pesquisa, realizada com apoio de uma professora de Química da escola, a estudante desenvolve atividades experimentais que relacionam medicamentos como Paracetamol, Ácido Acetilsalicílico (AAS), Ácido Ascórbico, Loratadina e Buscopan com as funções orgânicas.
Estudantes que estão matriculados no TCC I, TCC II, TCC III ou TCC IV e precisam de apoio financeiro para o desenvolvimento do projeto de pesquisa do trabalho de conclusão de curso durante 2024.1 ainda podem participar do processo de seleção do Programa. Confira os detalhes no edital.
Dúvidas podem ser esclarecidas no Departamento de Apoio Acadêmico ao Aluno, da PROGRAD, pelo e-mail prograd.daad@unila.edu.br, pelo WhatsApp (45) 3522-9747 ou pessoalmente, na Unidade Jardim Universitário (sala C-123, térreo).