Pesquisa
Processo seletivo de bolsistas
A UNILA e a Fundação Araucária publicaram os editais que regulamentam o processo para seleção de um bolsista de pós-doutorado e de um bolsista técnico. Interessados em participar devem se candidatar até o dia 10 de julho. Os selecionados irão atuar no projeto NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos.
Para a vaga de pós-doutorado é necessário possuir título de doutorado em Ecologia ou áreas afins. Já para a bolsa técnico o requisito é ter graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins. As bolsas têm previsão de início em 1º de agosto, com duração de 12 meses. Os valores são de R$ 5.125 (pós-doutorado) e R$ 1.500 (técnico) mensais.
Sobre o projeto
O projeto NAPI Biodiversidade: Serviços Ecossistêmicos tem o objetivo de desenvolver estudos e projetos de tecnologia e inovação visando à transformação digital de dados para aplicações na conservação da biodiversidade no Paraná. O trabalho dos bolsistas selecionados será vinculado à Meta 9 dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI), na qual são propostas atividades de interação com a sociedade entre pesquisadores dos NAPIs Biodiversidade e com outras redes de pesquisa para a divulgação do conhecimento e valorização da biodiversidade.
O bolsista apoiará a realização de atividades integradoras em diversos âmbitos, entre elas a organização de cursos de capacitação com profissionais que integrem áreas temáticas dos NAPIs Biodiversidade, e o desenvolvimento de protocolos ou utilização de plataformas para coleta de dados sobre biodiversidade baseadas na Ciência Cidadã.