Você está aqui: Página Inicial > Informes > Prêmio “Sergio Vieira de Mello”
conteúdo

Institucional

Prêmio “Sergio Vieira de Mello”

Edição 2026 da premiação, que é organizada pelas Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM), abriu o período para candidaturas. CSVM da UNILA indicará um trabalho por categoria.
publicado: 23/03/2026 16h58, última modificação: 23/03/2026 17h02

As Cátedras Sérgio Vieira de Mello (CSVM) lançaram a edição 2026 do Prêmio “Sergio Vieira de Mello”. A iniciativa tem como objetivo reconhecer o mérito acadêmico e a contribuição para a sociedade de trabalhos defendidos em âmbito da graduação e pós-graduação stricto sensu, em qualquer abordagem teórica-metodológica e de qualquer área de conhecimento vinculada às CSVM, em suas respectivas universidades.

Os trabalhos acadêmicos inscritos na premiação devem abordar, necessariamente, questões relativas à situação de pessoas e coletivos em deslocamento forçado e refúgio, os modos de acolhimento de refugiados em contextos específicos e a integração local. Serão contemplados trabalhos nas seguintes modalidades:

- Prêmio CSVM de tese acadêmica;
- Prêmio CSVM de dissertação acadêmica;
- Prêmio CSVM de trabalho de conclusão.

O trabalho vencedor de cada categoria será reconhecido com certificado, em inglês e português, para autor, orientador e programa de pós-graduação ou curso de graduação. Os primeiros colocados em cada categoria poderão participar, presencialmente e com financiamento, caso disponível, do 17º Seminário Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Mello, apresentando seus trabalhos premiados em mesas-redondas ou simpósios. Já autores de trabalhos premiados com menção-honrosa não receberão financiamento para participar do evento. Todos os trabalhos indicados pelas Cátedras serão reconhecidos com certificado de indicação ao prêmio.

Critérios de elegibilidade

As teses, dissertações e monografias de conclusão de curso indicadas para concorrer ao prêmio precisam, obrigatoriamente, atender aos seguintes critérios de elegibilidade: terem sido defendidas entre janeiro e dezembro de 2025; e abordarem, necessariamente, questões relativas à situação de pessoas e coletivos em deslocamento forçado e refúgio, os modos de acolhimento de refugiados em contextos específicos e a integração local.

As inscrições devem ser enviadas para o e-mail da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNILA (csvm.unila@gmail.com) até o dia 20 de abril, contendo: o arquivo digital do trabalho indicado, em formato PDF; e um resumo de no máximo 2 mil caracteres, elaborado pelo autor, destacando os aspectos mais relevantes do trabalho realizado, em formato argumentativo de fácil compreensão por parte de leigos quanto às contribuições do trabalho para a sociedade. Dúvidas também podem ser encaminhadas ao mesmo endereço eletrônico.

A CSVM da UNILA indicará apenas um trabalho de cada categoria. Dessa forma, a análise dos trabalhos indicados será realizada pela coordenação da CSVM da UNILA com base nos seguintes requisitos: vinculação do autor com a CSVM da UNILA; e relevância acadêmica e social do trabalho.

registrado em: ,