Você está aqui: Página Inicial > Informes > Plataforma Stela Experta
conteúdo

Institucional

Plataforma Stela Experta

Sistema contratado pela UNILA irá permitir o aperfeiçoamento de políticas de gestão de ensino, pesquisa, extensão e inovação
publicado: 23/02/2021 16h40, última modificação: 23/02/2021 16h40

A PRPPG, com apoio da PROEX, da PROGEPE, do IMEA e do Gabinete da Reitoria, adquiriu a licença de uso da Plataforma Stela Experta e Stela Módulo Pós-Graduação. A contratação do sistema fornecerá à comunidade acadêmica uma fonte de informação integrada, monitorada e atualizada constantemente, de forma a permitir a construção e o aperfeiçoamento de políticas de gestão de ensino, pesquisa, extensão e inovação na UNILA. A ferramenta permitirá o acesso sistemático aos seguintes dados:

  • levantamento da produção técnico-científica dos docentes da UNILA;
  • análise de indicadores de produtividade científica;
  • identificação das competências dos professores e dos grupos de pesquisa;
  • levantamento da experiência profissional e acadêmica dos docentes, sobretudo da pós-graduação, e identificação das áreas temáticas mais e menos consolidadas na Universidade, entre outras;
  • diagnóstico do panorama atual dos programas de pós-graduação frente aos seus pares no âmbito regional e nacional, com extração de dados direto da Sucupira e do Lattes.

Desde 12 de fevereiro, a PRPPG vem reunindo-se com cada coordenação dos programas de pós-graduação da UNILA para apresentar a plataforma e orientar sobre seu uso. Espera-se que a ferramenta possibilite aos colegiados de curso um diagnóstico da situação atual do programa, a fim de subsidiar a adoção de decisões estratégicas a curto, médio e longo prazo. O custo da aquisição da licença foi rateado entre as macrounidades envolvidas, o que mostra a importância do sistema não apenas para a pós-graduação, mas para a Universidade como um todo.