Institucional
Ouvidoria 10 anos
A Ouvidoria da UNILA celebra 10 anos, nesta terça-feira (14). Criada pela Portaria nº 111/2013, a unidade tem buscado mediar as relações entre usuários dos serviços da Universidade e sua gestão.
O setor conta, atualmente, com três servidores: Denner Mariano de Almeida, relações públicas e atual ouvidor; Gihan Teixeira Jebai, técnica em assuntos educacionais e atual vice-ouvidora; e Andressa Rospirski, administradora. Por lá também já atuaram e merecem reconhecimento pelo trabalho Priscila Lini (primeira ouvidora), Luiz Fernando Kiihl Matias, Maria Aparecida Weber, Otávio Augusto Barbosa, Jéssica Aparecida Soares, Ronaldo Canabarro, Fernando Haetinger Masera, Leandro José Scherer, Edina Dorilda de Oliveira e Magna Gonçalves.
Atuando sempre com autonomia, independência e transparência, a Ouvidoria promove a defesa de direitos e viabiliza importantes ferramentas de controle e participação social. Por estar vinculada a um órgão governamental, a unidade da UNILA é uma ouvidoria pública e, nesta década de funcionamento, acompanhou uma série de transformações ligadas a essa temática.
Assim, teve, e ainda tem, papel fundamental na adoção da cultura de transparência institucional induzida pela Lei de Acesso a Informações (Lei nº 12.527/2011), uma vez que cabe ao setor operar o Serviço de Informações ao(à) Cidadão(ã).
Também exerce papel indispensável na busca pela efetivação dos direitos garantidos pela Lei nº 13.460/2017, que trata da participação, da proteção e da defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. Tendo já conseguido desenvolver o papel de suporte para o recebimento e o bom atendimento das manifestações recebidas, a Ouvidoria busca, atualmente, instituir e consolidar as culturas de participação e de avaliação continuada dos serviços públicos prestados pela UNILA. Além disso, a unidade desafia-se a estimular que a comunidade universitária desenvolva relações mais pacíficas entre si e possa dispor de meios e condições adequados para o tratamento de conflitos interpessoais.
Outra atribuição da Ouvidoria a ser destacada é a emissão de recomendações, que vem colaborando para aumentar a qualidade da entrega dos serviços prestados aos(às) usuários(as). Essas recomendações fazem parte de seus relatórios semestrais e são direcionadas às unidades administrativas e acadêmicas.
Para este ano do decenário, a Ouvidoria planeja promover uma série de ações de melhoria em sua gestão. Uma delas, publicada no início de março, foi a criação do Código de Ética dos(as) agentes públicos(as) vinculados(as) à Ouvidoria. Também está previsto o lançamento de uma campanha de divulgação da unidade, visando aproximá-la da comunidade acadêmica.
Tem alguma dúvida sobre como funciona a Ouvidoria? Acompanhe os conteúdos que serão divulgados nos canais oficiais da Universidade. Você também pode visitar a página da unidade, onde estão disponíveis as formas de contato e os horários de atendimento.