Você está aqui: Página Inicial > Informes > Oficinas formativas
conteúdo

Institucional

Oficinas formativas

PROFESSORES

PROGRAD e ILAACH promovem, nos dias 11 e 12 de dezembro, o Ciclo Formativo "Saberes Pedagógicos e o processo de inclusão de acadêmicos surdos no Ensino Superior". Atividade é destinada a docentes.
publicado: 04/12/2023 16h43, última modificação: 12/12/2023 10h39

Nos dias 11 e 12 de dezembro, no Jardim Universitário (sala C307), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e o Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH) ofertam o Ciclo Formativo "Saberes Pedagógicos e o processo de inclusão de acadêmicos surdos no Ensino Superior". Composto por duas oficinas, o evento terá como convidados Tania Aparecida Martins, professora da Unioeste - Campus de Toledo, e Thiago Rafael Mazzarollo, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Unioeste - Campus Cascavel.

O Ciclo é voltado a docentes da UNILA, e as inscrições devem ser feitas pelo SIGRH. Entre os objetivos da atividade, estão: compreender como a modalidade visual, gestual e espacial de uma língua impacta as construções mentais dos surdos e o processo de leitura e produção escrita da língua portuguesa; repensar a importância dos agentes envolvidos no processo de inclusão de surdos em instituições de ensino superior; refletir sobre os diferentes processos avaliativos; identificar e lançar mão de recursos linguisticamente mais inclusivos para estudantes surdos e não surdos.

Confira a programação: 

Oficina 1: Conhecendo os(as) estudantes surdos(as) do Ensino Superior e suas especificidades linguísticas
- Data: 11 de dezembro
- Horário: das 18h30 às 22h

Oficina 2: Produção textual e avaliação dos estudantes surdos: direitos linguísticos e atendimento inclusivo
- Data: 12 de dezembro
- Turma 1: das 14h às 17h30
- Turma 2: das 18h30 às 22h

registrado em: , ,