Você está aqui: Página Inicial > Informes > Novembro da Consciência Negra
conteúdo

Institucional

Novembro da Consciência Negra

Última semana da edição deste ano do “Novembro da Consciência Negra” tem em sua programação oficinas, palestra e ações de conscientização. Confira.
publicado: 22/11/2024 17h21, última modificação: 22/11/2024 17h30

Organizado pela Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE), por meio do Departamento Étnico-Racial (DRERC) e pelo Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (NEALA), o “Novembro da Consciência Negra” de 2024 conta com uma programação diversa com ações durante todo o mês. Neste ano, a iniciativa tem como temática "Construindo uma UNILA Antirracista".

As atividades foram elaboradas com a colaboração de vários setores da Universidade, além de instituições e entidades parceiras, oferecendo eventos que visam fortalecer o diálogo e a ação coletiva em prol da igualdade racial. Dessa forma, o objetivo é consolidar parcerias que impulsionem políticas de enfrentamento ao racismo, reforçar as políticas afirmativas, valorizar a cultura afro-latino-americana e caribenha e fomentar uma educação antirracista.

Confira as ações programadas para a última semana do mês:

27 de novembro

16h: Oficina: "O Kreyòl e sua literatura nos processos históricos de insurgência revolucionária no Haiti", com o estudante Mackenson Beauvais e o docente Emerson Pereti. A oficina faz parte do projeto de extensão "Rasambleman - Ann Pale Kreyòl: o Haiti em sua língua, literatura e cultura"
Local: Jardim Universitário (sala C-108) 

18h: Ação de conscientização - panfletagem sobre o combate à discriminação racial
Local: Feirinha do JU 

28 de novembro 

15h: Oficina "Artes Amefricanas" com Victoria Mayara da Rosa - mestranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC)
Local: Jardim Universitário (sala C-104)

18h: Ação de conscientização - panfletagem sobre o combate à discriminação racial
Local: Feirinha do Campus Integração

19h: Palestra "Fortalecimento do trabalho social e do serviço social frente às demandas das e dos migrantes em região fronteiriça", com a docente Giane Lessa, da UNILA, e a assistente social Débora de Oliveira, da Caritas.
Local: Campus Integração (bloco 1 - sala A002)

19h: Oficina "Mulheres negras e educação antirracista”, com a docente Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez, da área de Educação, e Leticia Moraes Fernandes Godoy, discente do curso História - Licenciatura. 
Local: Jardim Universitário (sala C-208)

As inscrições para as atividades devem ser feitas pelo SIGEventos.

registrado em: , ,