Institucional
Novembro da Consciência Negra
Organizado pela Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE), por meio do Departamento Étnico-Racial (DRERC), e pelo Núcleo de Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos (NEALA), o “Novembro da Consciência Negra” deste ano conta com uma programação diversa com ações durante todo o mês. Em 2024, a iniciativa tem com temática "Construindo uma UNILA Antirracista".
As atividades foram elaboradas com a colaboração de vários setores da Universidade, além de instituições e entidades parceiras, oferecendo eventos que visam fortalecer o diálogo e a ação coletiva em prol da igualdade racial. Dessa forma, o objetivo é consolidar parcerias que impulsionem políticas de enfrentamento ao racismo, reforçar as políticas afirmativas, valorizar a cultura afro-latino-americana e caribenha e fomentar uma educação antirracista.
As primeiras ações ocorrem nos dias 4 e 5 de novembro. Confira:
Oficina "As Políticas de Ações Afirmativas e Educação para as Relações Étnico-Raciais": ministrada por Glenda Valim de Melo (UNIRIO) e destinada a professores, TAEs, discentes e membros das bancas de heteroidentificação.
Data: 4 e 5 de novembro, das 14h às 17h
Local: Jardim Universitário (sala C-104)
Roda de Conversa com as Licenciaturas: conduzida por Glenda Valim de Melo (UNIRIO) acerca da temática "A Interseccionalidade de gênero, raça e classe na formação docente".
Data: 4 de novembro, das 19h às 21h
Local: Jardim Universitário (sala C-104)
As inscrições para as atividades devem ser feitas pelo SIGEventos. Confira a programação completa.