Você está aqui: Página Inicial > Informes > Nota de repúdio
conteúdo

Institucional

Nota de repúdio

Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina emite nota de repúdio pela concessão do Prêmio Nobel da Paz a María Corina Machado.
publicado: 14/10/2025 15h30, última modificação: 14/10/2025 17h34

O Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) da UNILA manifesta seu repúdio à decisão do Comitê Nobel de conceder o Prêmio Nobel da Paz a María Corina Machado.

A laureada é reconhecida por defender abertamente a intervenção militar estrangeira contra o povo venezuelano e por apoiar o genocídio em curso contra o povo palestino em Gaza, posições que revelam seu compromisso com práticas de extermínio e com a perpetuação da violência imperialista. Tais posturas, reiteradas em declarações públicas e alinhadas aos interesses das potências ocidentais, evidenciam, mais uma vez, que esta premiação não se vincula à promoção da paz; ao contrário, trata-se de um instrumento dedicado à consagração de agentes que operam em favor da guerra e da dominação imperial, tal como ocorreu com Henry Kissinger, responsável por golpes e massacres na América Latina e no Sudeste Asiático, e Barack Obama, presidente que expandiu as intervenções militares e o aparato bélico dos Estados Unidos.

O PPGICAL reafirma seu rechaço às práticas de intervenção, dominação e genocídio que continuam a marcar o sistema internacional. Reiteramos nosso compromisso com a autodeterminação dos povos, com a soberania das nações latino-americanas e do povo palestino. Manifestamos, por fim, nosso veemente repúdio à premiação de quem celebra políticas de bloqueio, repressão e destruição de povos inteiros.