Você está aqui: Página Inicial > Informes > Nota da Reitoria
conteúdo

Institucional

Nota da Reitoria

Boas-vindas à comunidade acadêmica
publicado: 12/03/2019 18h35, última modificação: 12/03/2019 18h37

Cara comunidade acadêmica,

Ao iniciar mais um ano letivo, gostaríamos de dar as boas-vindas a toda comunidade acadêmica, principalmente aos(às) estudantes que começam sua graduação e pós-graduação na UNILA em 2019. Para vocês, calouras(os), a UNILA é um espaço não apenas para seu desenvolvimento acadêmico, mas também um lugar de aprendizagem pelo encontro de pessoas de distintas etnias, histórias, culturas e línguas.

Para nós, o ingresso das(os) novas(os) discentes contribui para ampliar, significativamente, a diversidade de nossa comunidade acadêmica e também nos enriquece como seres humanos. Sejam bem-vindas(os) à nossa Universidade e aproveitem ao máximo tudo de bom que ela lhes pode oferecer.

Para receber as(os) novas(os) estudantes, diversas ações de acolhimento estão ocorrendo na Universidade. Organizadas por toda a comunidade acadêmica, essas atividades demonstram um esforço conjunto, pelo qual somos muito agradecidas(os). Aproveitem cada uma delas o máximo que puderem.

A Reitoria vem trabalhando com o objetivo de que nossa Universidade contribua para a formação de profissionais capazes de colaborar com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina e do Caribe. Sabemos que esta não é uma tarefa simples e esperamos sinceramente poder contar com o apoio de todas(os) vocês na consolidação desse projeto. Os desafios são muitos e, até o final de nossa gestão, continuaremos a investir tempo e esforço para vencê-los.

No ano passado, a UNILA elegeu seu primeiro Reitor. Consideramos a sua nomeação um elemento crucial para o amadurecimento da instituição e para o avanço da gestão democrática universitária. Assim pensando, realizamos várias ações com o intuito de agilizar a nomeação do Reitor escolhido pela nossa comunidade acadêmica:

• 1° de novembro de 2018 – Reunião do CONSUN para elaboração da lista tríplice;
• 5 de novembro de 2018 – Protocolo do resultado das eleições no Ministério da Educação – links: <https://bit.ly/2F8z4tJ> e <https://bit.ly/2TJFOpY>;
• 27 e 28 de novembro de 2018 – Participação do Reitor pro tempore e do Reitor eleito em reuniões com a Secretaria de Educação Superior (SESu) e o Pleno de Reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes);
• a partir de dezembro de 2018 – Reuniões da gestão eleita com os diferentes setores da Universidade a fim de promover uma transição cooperativa em todos os setores.

Apesar dos esforços empreendidos, a nomeação ainda não ocorreu. Continuamos apoiando e acompanhando o processo. Em dezembro de 2018, ele foi analisado pela Secretaria de Educação Superior (SESu) e pela Consultoria Jurídica (Conjur) do Ministério da Educação, obtendo anuência. Em fevereiro de 2019, foi enviado à Casa Civil. Estamos no aguardo de sua finalização, a qual esperamos ocorra em breve. Enquanto isto, desenvolveremos as ações planejadas para o ano de 2019 em prol do bom funcionamento da UNILA e permanecemos abertos à transição de gestão. Seguiremos trabalhando pela nomeação o quanto antes.

A UNILA, como veem, está se consolidando e todas(os) nós crescemos com ela. Para vocês que chegam agora, de modo especial, a entrada na vida universitária não ficará registrada apenas em suas memórias pelas distintas aprendizagens, pelos diferentes sentimentos, pelas novas amizades, pelas várias descobertas, mas, também, por terem participado da história de construção de uma universidade singular, emblemática e inspiradora.

Gustavo Oliveira Vieira
Reitor pro tempore

 ______________________________________________________________________________________________

Bienvenida a la comunidad académica

Al iniciar un año más, deseamos dar la bienvenida a toda comunidad académica, sobre todo a quienes empiezan sus estudios de grado y postgrado en la UNILA en ese 2019. Para ustedes, ingresantes, la UNILA será un espacio no solo para su desarrollo académico, sino también un lugar de aprendizaje considerando el encuentro de personas de distintas etnias, historias, culturas y lenguas.

Para nosotros, el ingreso de nuevas (os) estudiantes contribuye a ampliar significativamente la diversidad de nuestra comunidad académica y nos atesora además como seres humanos. Sean muy bienvenidos a nuestra Universidad y aprovechen a lo máximo todo lo bueno que esta les puede ofrecer.

Para acoger a los nuevos estudiantes, diferentes acciones se llevarán a cabo en la Universidad. Organizadas desde toda comunidad académica, dichas actividades demuestran una labor conjunta, por la cual les somos muy gratos. Disfrútenlas lo mejor que puedan.

Desde la Rectoría hemos actuado con el objetivo de que nuestra Universidad contribuya a la formación de profesionales capaces de colaborar con la integración latinoamericana, con el desarrollo regional y con el intercambio cultural, científico y educativo de América Latina y El Caribe. Sabemos que esta no es una tarea sencilla y esperamos sinceramente poder contar con el apoyo de todas (os) ustedes en la consolidación de ese proyecto. Los desafíos son muchos y, hasta concluir nuestra gestión, seguiremos invirtiendo tiempo y esfuerzo para superarlos.

El pasado 2018, nuestra UNILA eligió a su primer Rector. Consideramos su nombramiento un elemento crucial para la maduración de la institución y para el avance de la gestión democrática universitaria. Por lo que hemos ejecutado distintas acciones con el fin de agilizar el nombramiento del Rector electo por la comunidad académica:

• 1° de noviembre de 2018 - Reunión del CONSUN para elaboración de la lista triple;
• 5 de noviembre de 2018 - Protocolización del resultado de las elecciones junto al Ministerio de Educación - enlace: <https://bit.ly/2TJFOpY> ;
• 27 y 28 de noviembre de 2018 – Participación del Rector pro tempore y del Rector electo en reuniones en la Secretaria de Educação Superior (SESU) y en el Pleno de Rectores de la Asociação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes);
• a partir de diciembre de 2018 – Reuniones de la futura rectoría junto a los diferentes sectores de la Universidad con vistas a promover una transición cooperativa entre sus distintas áeras.

A pesar de los esfuerzos emprendidos, el esperado nombramiento todavía no ha ocurrido. Seguimos apoyando y acompañando al proceso que, en diciembre de 2018, fue analizado por la Secretaria de Educação Superior (SESu) así como por la Consultoría Jurídica (Conjur) del Ministerio de Educación, obteniendo su aprobación. En febrero de 2019, fue tramitado a la Casa Civil. Quedamos pendientes de su finalización, lo que esperamos que ocurra muy pronto. Mientras tanto, hemos desarrollado las acciones planeadas para el año 2019 en favor del buen funcionamiento de la UNILA y permanecemos abiertos a la transición de gestión. Seguiremos trabajando para que el nombramiento se concrete lo antes posible.

La UNILA, como ven, se está consolidando y todas (os) crecemos con ella. Para ustedes que recién llegan, de modo especial, su ingreso a la vida universitaria no quedará registrado tan solo en sus memorias por los distintos aprendizajes, por los diferentes sentimientos, por las nuevas amistades, por los tantos descubrimientos, sino también por haber participado en la historia de construcción de una universidad singular, emblemática e inspiradora.

Gustavo Oliveira Vieira
Rector pro tempore

registrado em: , , ,