Você está aqui: Página Inicial > Informes > Mudança de hábitos
conteúdo

Institucional

Mudança de hábitos

Último texto da campanha “Outubro e Novembro Viver Bem” traz orientações sobre como superar as dificuldades na implementação de novos hábitos.
publicado: 18/11/2021 17h20, última modificação: 18/11/2021 17h20

Um dos fatores que prejudica no engajamento a um novo hábito – como, por exemplo, começar a fazer atividade física – é a dificuldade em manter essa nova iniciativa dentro de uma rotina turbulenta de coisas para fazer. Em meio a isso tudo, as pessoas acabam abandonando algumas atividades. E o pior dessa rotina é que, geralmente, se faz uma coisa pensando em outras. Ou seja, as pessoas não conseguem estar de mente presente, por inteiro, funcionando em seu melhor potencial. Isso gera desgaste e dificuldade de se engajar em novos projetos.

Mas, como mudar esse cenário?

A organização pessoal é fundamental na implementação de novos hábitos. Uma ferramenta que pode ajudar muito é o método GTD (Getting Things Done), criado por David Allen. Trata-se de um sistema organizado de armazenamento de informações, como um “cérebro externo”, confiável suficientemente para que o cérebro abra espaço mental para outras coisas e nos mantenha conectados no presente, favorecendo o estado de fluxo, no qual funcionamos no melhor potencial possível, com sensação de bem-estar e leveza.

O método resume-se a cinco hábitos: Capturar (coletar as informações ou “laços abertos” da mente); Esclarecer (definir com precisão o que cada item captado significa e qual decisão tomar a respeito); Organizar (lista de projetos, lista de próximas ações, arquivo de projetos para algum dia talvez realizar  e arquivos de referências); Refletir (revisar semanalmente todas as listas e refletir sobre as próximas ações de modo mais amplo - esse é um ponto chave para funcionamento do método); Engajar (realização, conectado com o momento presente, eliminando distrações, ansiedade e inseguranças). O último passo é, justamente, o resultado do sistema que permite agir com a mente presente. 

Para saber mais sobre o assunto, procure o serviço de psicologia do Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS).