Você está aqui: Página Inicial > Informes > Moção do CONSUN
conteúdo

Institucional

Moção do CONSUN

Conselho Universitário da UNILA divulga moção contra genocídio na Palestina e pela urgência de cessar-fogo no Oriente Médio.
publicado: 01/10/2024 17h41, última modificação: 01/10/2024 17h59

O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em sua 92ª Sessão Ordinária, vem a público manifestar sua irrestrita solidariedade à comunidade árabe, em especial às famílias residentes na tríplice fronteira, e expressar seu repúdio à escalada de violência promovida pelo Estado de Israel, atualmente em curso na Faixa de Gaza, no Líbano e em outras regiões do Oriente Médio. A situação, agravada pelos incessantes bombardeios e operações militares, já resultou na morte de mais de 41 mil pessoas, abrangendo uma alarmante proporção de civis, entre os quais crianças, mulheres e idosos, além de milhares de feridos e mutilados. Vale ressaltar que as ações militares desproporcionais de Israel têm provocado um aumento exponencial no número de refugiados, violando direitos humanos fundamentais e intensificando o sofrimento de populações vulneráveis.

Os conselheiros e conselheiras repudiam enfaticamente qualquer ato de violência contra populações civis e condenam os ataques brutais que agravam a tragédia humanitária, salientando a responsabilidade da comunidade internacional em adotar medidas urgentes para evitar mais mortes e destruição. Além disso, o CONSUN reitera a necessidade de uma solução baseada no direito internacional, que inclua o fim da ocupação dos territórios palestinos, o desmantelamento do regime de apartheid imposto por Israel e a promoção de uma Palestina livre, soberana, democrática e laica, capaz de coexistir em paz e segurança com seus vizinhos.

Por fim, o CONSUN da UNILA reafirma seu compromisso com os direitos humanos, a justiça e a autodeterminação dos povos, condenando o massacre sistemático de civis palestinos e exigindo ações concretas da comunidade internacional para deter a violência e alcançar uma paz real e duradoura em toda a região.