Você está aqui: Página Inicial > Informes > Minicurso “Insurgências decoloniais: geopolítica do conhecimento para outros mundos possíveis”
conteúdo

Extensão

Minicurso “Insurgências decoloniais: geopolítica do conhecimento para outros mundos possíveis”

Atividade será ofertada pelo grupo de pesquisa “¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços” e recebe inscrições até 19 de agosto
publicado: 06/08/2019 15h57, última modificação: 06/08/2019 16h03

O grupo de pesquisa “¡DALE! – Decolonizar a América Latina e seus Espaços” oferece, a partir de 26 de agosto, o minicurso de extensão “Insurgências decoloniais: geopolítica do conhecimento para outros mundos possíveis”. O minicurso terá 22 horas e emitirá certificado de participação. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico, até 19 de agosto. As vagas são limitadas e é necessário receber e-mail de confirmação para validar a inscrição.

Serão seis aulas, ministradas às segundas, quartas e sextas (26, 28 e 30 de agosto e 2, 4 e 6 de setembro, das 18h30 às 22h), além de uma oficina no sábado, 31 de agosto, das 14h às 18h. Todos os encontros serão na Unidade Jardim Universitário, sala C203. A exceção é a atividade do dia 30 de agosto, que será realizada na sala C205.

O curso será ofertado pelos docentes Tereza Spyer e Gabriel Cunha. Trata-se de uma introdução ao chamado giro decolonial, literatura centrada na América Latina e com vistas a uma epistemologia própria, emancipadora, do subcontinente. Com base na crítica ao eurocentrismo nas ciências sociais, conceitos centrais da decolonialidade serão debatidos: colonialidades do poder, do ver, territorial e de gênero, geopolítica do conhecimento e desobediência epistêmica. Os textos relacionados a cada aula podem ser obtidos em bit.ly/daleunila. Para outras informações sobre o curso, escreva para insurgenciasdecoloniais@gmail.com.