Você está aqui: Página Inicial > Informes > Minha História na Extensão
conteúdo

Extensão

Minha História na Extensão

Confira os relatos dos integrantes do projeto “Direito à poesia”, que propõe a realização de círculos de leitura em instituições prisionais
publicado: 01/06/2021 16h58, última modificação: 01/06/2021 17h00

A campanha “Minha História na Extensão” traz, nesta edição, os relatos dos integrantes do projeto “Direito à poesia”. A ação propõe a realização de círculos de leitura de literatura e de oficinas de escrita com internos de instituições prisionais de Foz do Iguaçu. Mediante a necessidade de isolamento social, em virtude da pandemia de Covid-19, ao longo do ano de 2020 o projeto foi recriado por meio de uma "oficina literária epistolar", ou seja, através de troca de cartas literárias. Caso não seja possível desenvolver a oficina presencialmente ainda em 2021, esse formato poderá ser retomado. 

  

“Em 2014, eu era professora de história e, pela primeira vez, ia ser professora de literatura, coisa que eu sempre quis. Mas isso também me preocupava, porque, pela primeira vez, a literatura ia ser um trabalho para mim. Eu não queria, de repente, estar em uma máquina de produção de papers. Eu acho que, na UNILA, essa reflexão estava bem adiantada em relação a pensar literatura a partir da mediação cultural. Então, eu acredito que foram essas variáveis que foram reunindo-se para a ideia inicial do projeto direito à poesia”.

(professora Cristiane Checchia, coordenadora do projeto)

 


 

“Teremos um livro sobre presídios que tem uma reflexão escrita em conjunto. Esse trabalho de escrever em conjunto um texto acadêmico, além de ter escrito antes textos literários, foi uma experiência muito legal para todos nós. E, por outro lado, terminamos o ano passado criando uma caixinha com os textos que foram escritos nas trocas de cartas e com textos literários de pessoas conhecidas que usamos nas oficinas. Então, a materialização deste ano de trabalho em confinamento, terminou nesse livrinho, que criamos e levamos para a penitenciária para ser entregue aos participantes”. 
 
(professor Mario Rene Rodriguez Torres, coordenador adjunto do projeto)

 

Confira outros relatos e mais detalhes sobre o projeto

Coordenadores(as) e bolsistas que também queiram contar as suas histórias na extensão podem entrar em contato pelo e-mail decc.proex@unila.edu.br