Você está aqui: Página Inicial > Informes > Migrações, refúgio e apatridia
conteúdo

Institucional

Migrações, refúgio e apatridia

2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar) ocorre na UNILA, no mês de junho. Evento reunirá atores sociais, políticos e instituições interessadas em construir políticas públicas sobre o tema.
publicado: 29/02/2024 17h18, última modificação: 29/02/2024 18h40

De 7 a 9 de junho, a UNILA sedia a 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar), que tem como tema “Cidadania em Movimento”. Coordenada pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a iniciativa visa mobilizar diversos atores sociais, políticos e institucionais interessados em construir políticas públicas sobre migrações, refúgio e apatridia.

O evento será dividido em duas etapas: a primeira, uma preparatória, com as Conferências Livres Locais, Estaduais e as Livres Nacionais; e a segunda, Nacional, na UNILA. O material consultivo produzido irá subsidiar a elaboração do 1º Plano Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia.

Para facilitar a organização das discussões e a compilação das propostas sobre temas específicos, seis eixos temáticos integram a 2ª Comigrar: Igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; Inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; Enfrentamento a violações de direitos; Governança e participação social; Regularização migratória e documental, além de Interculturalidade e diversidades.

“A realização, em Foz do Iguaçu, mais especificamente na UNILA, tem um significado importante para a história da construção das políticas migratórias no Brasil. A UNILA conta, hoje, com mais de 38 nacionalidades entre os seus estudantes. A instituição está localizada em uma região de fronteira, inserida no contexto do Mercosul. O Brasil acolhe todas as pessoas independentemente das suas origens e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana é um exemplo disso”, explicou o diretor de Migrações em exercício, Paulo Illes.

Para a reitora Diana Araujo Pereira, a 2º Comigrar é um evento fundamental para trazer à tona o debate sobre as diversas formas de migração e as políticas públicas necessárias para a área. “Para a UNILA, em especial, esse tema é muito caro, considerando que nosso público é de jovens migrantes, da América Latina e Caribe, bem como de comunidades de povos indígenas que buscam na educação uma oportunidade de melhoria de vida. Será um enorme prazer sediar a 2º Comigrar”, disse.

Conferência Local

Nesta sexta (1º) e sábado (2), será realizada a Conferência Livre Local de Foz de Iguaçu, na Fundação Cultural. As propostas debatidas irão contribuir para formulação de políticas públicas nacionais. O debate também será pensado localmente, propondo ações para o desenvolvimento do plano municipal do migrante. Para participar do evento, inscreva-se

Essa Conferência Livre Local é promovida pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da UNILA, em conjunto com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações Comunitárias da Foz de Iguaçu; a Associação dos Migrantes, Indígenas e Refugiados de Foz do Iguaçu (AMIRF); a Associação de Jovens Haitianos em Ciências da Saúde (AJHASS) e a Clínica de Direitos Fundamentais da Unioeste. 

*Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública

registrado em: , ,