Institucional
Migração do Zimbra para o Gmail
No dia 30 de novembro, a UNILA realizará a migração de seu serviço de e-mail institucional do Zimbra para o Gmail, como parte de um processo contínuo de modernização e aprimoramento de sua infraestrutura tecnológica. A medida foi aprovada pelo Comitê de Governança Digital (CGD) e tem como objetivo oferecer à comunidade acadêmica mais recursos e maior integração com as ferramentas do Google Workspace, promovendo maior agilidade e eficiência nas atividades acadêmicas e administrativas.
Resultado de um trabalho conjunto da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC), a iniciativa é mais uma etapa de um processo iniciado em 2020 com a adesão ao Google Workspace. Veja as vantagens do novo serviço:
- Integração aprimorada com as ferramentas do Google, como Google Drive, Google Meet e Google Agenda;
- Interface mais moderna e funcional;
- Maior capacidade de armazenamento: após a migração, o armazenamento disponível será de 5GB para estudantes, 15GB para TAEs e 25GB para docentes – o espaço de armazenamento disponível para a caixa de e-mails é compartilhado com a cota do Drive.
Como será a migração?
Confira abaixo as principais informações sobre a transição entre os serviços:
- Login institucional: não será necessário criar novas credenciais. O login permanecerá o mesmo. Também não será necessário trocar a sua senha;
- Migração de contas: as contas de e-mail ativas – incluindo de unidades acadêmicas e administrativas – serão migradas automaticamente. As contas inativas que forem reativadas após o dia 30 de novembro serão migradas mediante solicitação via Central de Serviços;
- Contas compartilhadas: as contas de e-mail compartilhadas também serão migradas e não será necessária a senha para o acesso.
- Exportação de dados: agenda, assinaturas, mensagens de e-mails e as pastas (incluindo as mensagens) também serão exportadas para o novo serviço. Não serão exportadas a Lixeira e a caixa de Spam.
- Listas institucionais: as listas de e-mails automáticas serão mantidas e atualizadas. Já as listas internas de contatos – de unidades administrativas, por exemplo – deverão ser criadas novamente, diretamente no novo serviço;
- Filtros e regras: as configurações de filtros e regras criadas no Zimbra não serão migradas, uma vez que o Gmail possui uma forma diferente de organização e personalização dessas opções.
Mas e o Zimbra?
O Zimbra continuará disponível por tempo indeterminado, mas apenas para consulta. Ou seja, não será possível enviar ou receber novos e-mails através do Zimbra, mas você poderá acessar o histórico de mensagens antigas.
O usuário precisa realizar algum procedimento?
Não, todo o processo será conduzido pela equipe técnica, sem necessidade de ação por parte dos usuários.
Em breve, novas informações sobre a migração serão divulgadas. Dúvidas podem ser encaminhadas via chamado na Central de Serviços (categoria Tecnologia da Informação > E-mail).
Manual com instruções
Manual Workspace.