Institucional
Mexa-se pela sua saúde

Na vida moderna, acelerada, parece cada vez mais difícil encontrar um tempo para si. As demandas do trabalho, da família e da vida social parecem tomar todo o nosso tempo. Pequenos momentos de pausa, porém, nos quais nos propomos a fazer algo que nos traga alegria, podem enriquecer o nosso dia a dia e melhorar a saúde, as relações sociais e a qualidade de vida.
Uma das necessidades básicas do nosso corpo é o movimento. O corpo humano foi feito para se movimentar, e quando nos mantemos ativos, tudo funciona melhor. No entanto, nosso cotidiano tem se tornado cada vez mais sedentário. Veja se você se identifica com essa rotina: acorda, senta para tomar café, vai de carro para o trabalho, passa 8 horas trabalhando sentado, volta de carro para casa, janta, assiste a um filme e vai dormir.
É importante criarmos oportunidades de nos movimentarmos mais ao longo da rotina. E por meio do movimento podemos criar momentos que propiciem uma pausa não apenas para o corpo, mas também para a mente.
Um exemplo simples e poderoso é fazer uma caminhada relaxante — e a ideia aqui não é cumprir metas, e sim apenas sair, sem pressa e sem obrigação. Estar presente naquele momento, observar a natureza, as mudanças ao nosso redor. Sentir o calor gostoso do sol, o vento no rosto, ouvir os sons do ambiente. Cumprimentar quem passa por você na rua...
Quanto tempo? O tempo que for possível: cinco minutos, meia hora. Não importa o quanto, importa o como. Movimentar-se, estar no presente, deixar as preocupações de lado por alguns instantes e simplesmente viver aquele momento.
Desafio Viver Bem
E se você quiser dar um passo a mais e inserir uma rotina de exercícios físicos estruturados no seu dia a dia, o Desafio Viver Bem está com inscrições abertas até 17 de outubro. A proposta é, ao longo de cinco semanas, ajudar você a inserir o exercício físico na rotina, de forma gradual, leve e sustentável. Para saber mais sobre essa iniciativa e realizar sua inscrição, acesse.
Texto: Departamento de Promoção e Vigilância à Saúde (DPVS)