Você está aqui: Página Inicial > Informes > Mês de prevenção ao suicídio

Mês de prevenção ao suicídio

Conteúdo especial sobre a campanha Setembro Amarelo traz informações sobre a importância da prevenção, os sinais de alerta, os locais onde é possível buscar ajuda, além dos serviços de apoio psicológico oferecidos na UNILA.
publicado: 06/09/2023 16h50, última modificação: 06/09/2023 16h59

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio que foi criada em 2015, no Brasil, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A proposta da campanha – que tem como símbolo a fita amarela – é associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A importância da prevenção

Segundo informações publicadas pelo Ministério da Saúde, o suicídio é um fenômeno complexo, influenciado por fatores psicológicos, biológicos, sociais e culturais, e que pode atingir indivíduos de diferentes origens, classes sociais, faixas etárias, gêneros, entre outros. Entender as possíveis causas e saber quais as formas de ajudar alguém em situação de crise pode ser um primeiro passo para a prevenção. Apesar de o assunto ainda ser um tabu, o compartilhamento de informações e orientações contribuem para que, aos poucos, essa barreira seja derrubada.

Sinais de alerta

Confira, abaixo, alguns sinais que podem ser identificados em si próprio ou em alguém de seu convívio e que merecem atenção ou podem indicar a necessidade de ajuda:

- Isolamento;
- Mudanças marcantes de hábitos;
- Perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas;
- Piora de desempenho na escola, faculdade ou no trabalho;
- Alterações no sono e no apetite;
- Frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer”.

Onde buscar ajuda

Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188

O CVV presta apoio emocional e de prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail e chat, todos os dias. A ligação para o CVV ocorre pelo número 188, é gratuita e pode ser feita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou de celular.

Unidades Básicas de Saúde (UBS)

As UBS possibilitam o primeiro acesso das pessoas ao SUS. É o local onde você pode receber orientações diversas, atendimentos multiprofissionais e encaminhamentos, inclusive os relacionados à saúde mental. Para localizar a UBS mais próxima da sua residência, entre em contato com a Central de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone (45) 2105-1000.

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS. É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. O acesso ao CAPS ocorre em regime de porta aberta, sem a necessidade de agendamento ou encaminhamento para ser acolhido no serviço. Funciona em horário comercial, com possibilidade de acolhimento em todo o período.

Endereço: Rua Lamartine Babo, 780 – Parque Monjolo

Unidades de Pronto Atendimento (UPA)

A UPA é o serviço disponível 24 horas por dia que atende a todas as urgências médicas, inclusive as psiquiátricas.

- UPA João Samek
Endereço: Rua Iacanga, 330 – Jardim das Palmeiras

- UPA Dr. Walter Cavalcanti Barbosa
Endereço: Avenida Mario Filho, 445 – Parque Res. Morumbi

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – 192

O SAMU é o serviço de atendimento móvel em casos de urgência e emergência que tem como finalidade prestar serviço pré-hospitalar ao cidadão. Este serviço pode ser requisitado de qualquer lugar em que a pessoa esteja. O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192.

Apoio psicológico na UNILA

Seção de Psicologia (SEPSICO/PRAE)

Responsável por realizar acolhimento, atendimento e encaminhamento de discentes que necessitem de apoio na área de saúde mental e desenvolvimento educacional. Os atendimentos ocorrem por agendamento, pelo e-mail psicologia.prae@unila.edu.br. É possível ser atendido sem agendamento durante o período de acolhimento psicológico, que acontece semanalmente, por ordem de chegada, nos seguintes locais e dias:

- Unidade Jardim Universitário (Sala G-202-12) - às quintas-feiras, das 13h às 16h

- Unidade PTI (Bloco 3, Espaço 2, Sala 4) - às terças-feiras, das 13h às 16h

Departamento de Promoção de Vigilância em Saúde (DPVS/PROGEPE)

Desenvolve ações relacionadas à promoção da saúde, prevenção de doenças, segurança do trabalho e qualidade de vida do servidor.

E-mail: dpvs@unila.edu.br

Para outras informações sobre a rede de atenção à saúde mental, acesse a cartilha produzida pelo Coletivo de Saúde Mental da UNILA.

Plantão Psicológico CESUFOZ

Acolhimento psicológico realizado por acadêmicos de Psicologia do CESUFOZ, sem a necessidade de agendamento. Plantões de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Endereço: Rua Altamiro Carrilho, 1555 - Jardim Central

Referências: