Você está aqui: Página Inicial > Informes > Meninas na Ciência
conteúdo

Extensão

Meninas na Ciência

Projeto de extensão realizou atividades com estudantes do 9º ano do Colégio Estadual Professor Flávio Warken
publicado: 14/11/2019 15h53, última modificação: 14/11/2019 16h30

“Meninas na Ciência” é um projeto de extensão da UNILA que aproxima alunas do ensino fundamental com o universo das mulheres que fazem ciência, propiciando, assim, um espaço de reflexão sobre a contribuição feminina para os avanços da sociedade e das descobertas científicas. Iniciativas dessa natureza acabam por se constituir em estratégias de resistência às inúmeras formas de violência contra mulheres e meninas. Além disso, o projeto também visa incentivar a participação das meninas em áreas da ciência que são predominantemente ocupadas por homens, como as ciências exatas e as tecnologias.

Nesse sentido, o “Meninas na Ciência” realizou, nos dias 4 e 11 de novembro, a terceira e quarta edições do projeto, no Colégio Estadual Professor Flávio Warken (Vila C). As atividades mobilizaram cerca de 100 pessoas em cada uma delas, as quais participaram de alguma forma para a execução das atividades. Formam esse grupo estudantes e professores do Colégio, do IFPR e da UNILA, a equipe pedagógica do Colégio e as servidoras do Comitê Executivo Pela Equidade de Gênero e Diversidade da UNILA (CEEGED). As atividades destas duas últimas edições foram realizadas com cinco turmas do 9º ano do ensino fundamental.

Durante a oficina “APP Inventor”, com a professora Marcela Turim (IFPR), as alunas aprenderam, através de uma plataforma web, como criar jogos para celular. A docente atua no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e no curso de Técnico em Informática daquela instituição. A pesquisadora compartilhou com as adolescentes sua trajetória de vida e pesquisa, e de como ela caminhou pelo universo da ciência sendo mulher.

Outro braço do projeto são as atividades realizadas com os meninos, pois são os homens os principais autores da violência contra as mulheres. Nesse sentido, o “Meninas na Ciência” atua em uma vertente preventiva, buscando estimular a reflexão sobre a temática da violência de gênero, o papel do homem no cuidado com as outras pessoas e a importância da divisão das tarefas domésticas, as quais compõem uma segunda jornada de trabalho para a maioria das mulheres.

Os alunos Colégio Flávio Warken participaram de um jogo de perguntas e respostas e da montagem de arranjos de flores (em parceria com o projeto Flor com Amor), que serão entregues, com uma carta, às pessoas por quem eles têm afeto ou as que necessitam de cuidados. O tema dessas duas edições foi o “cuidado”, por isso a escolha das plantas como forma de abordar o tema, relacionando-o com o afeto. Eles também realizaram outras tarefas, através de uma simulação que incluiu a realização de tarefas domésticas e o cuidado com um bebê.

A edição do projeto, realizada no dia 11, foi coberta pelo programa “Me Chama”, da RPC TV. Nos próximos dias, o programa irá ao ar e levará à comunidade a iniciativa da UNILA para a construção de uma sociedade mais igualitária, o que só pode ser alcançado com a redução das disparidades de gênero.

Primeira edições

A primeira edição do projeto foi realizada em outubro, no Colégio Estadual Gustavo Dobrandino da Silva (Jardim Patriarca), e fez parte da agenda do “Dia C da Ciência”. Na oportunidade, os meninos realizaram atividades semelhantes às das outras edições, e as meninas participaram de uma oficina com as arquitetas e engenheiras da UNILA. As parcerias estão sendo importantes para a execução do projeto, que, além dos parceiros já mencionados, têm o apoio do SINDITEST e SESUNILA.