Institucional
Junho da Migração
Organizada pela SECAFE e pela SECOM, a agenda unificada de eventos traz como temática, neste mês, o "Junho da Migração". A programação reúne atividades voltadas ao reconhecimento e à valorização das pessoas migrantes e refugiadas. Na próxima semana (entre os dias 16 e 19 de junho), a agenda conta com a 2ª Semana da Migração e do Refúgio da UNILA.
O evento, realizado pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM-UNILA), ocorre no Campus Integração e na Estação Cultural Haroldo Alvarenga (antiga Câmara Municipal de Foz do Iguaçu), e terá como tema "Migração e Refúgio no Sul Global”. As inscrições estão abertas.
Para a atividade do dia 16, será disponibilizado um ônibus da UNILA, por ordem de chegada, até o limite de lotação, para levar a comunidade acadêmica à Estação Cultural. A saída será às 18h20, do Jardim Universitário, com passagem pelo Campus Integração. O retorno está previsto para às 21h30, com chegada estimada às 22h, no JU.
Veja a programação:
16 de junho
19h: Cerimônia de Abertura
20h: Palestra de abertura "Migrações Sul-Sul latino-caribenhas: o caso das pessoas migrantes haitianas e africanas", com o professor Handerson Joseph (UFRGS)
Local: Estação Cultural Haroldo Alvarenga (Av. Jorge Schimmelpfeng, 69)
17 de junho
9h: "Refúgio e refugiados no Brasil: cenário atual", com o professor João Carlos Jarochinski Silva (UFPR), Fabiane Mesquita (SEJU-PR) e William Laureano Rosa (ACNUR Brasil)
14h: Oficina ACNUR: "Trabalhando no setor humanitário"
18h: Cinedebate: série documental "Latidos Imigrantes", com debate com o diretor e com a equipe do curta
Local: Auditório Lélia Gonzalez - Campus Integração (Av. Tancredo Neves, 3147- Porto Belo)
18 de junho
9h: "Workshop de pesquisa e mostra de trabalhos sobre refúgio e migração", com o professor Handerson Joseph (UFRGS)
14h: Roda de conversa "Trajetórias interseccionais das migrações e do refúgio"
18h: Encerramento
Local: Auditório Lélia Gonzalez - Campus Integração
Instalação interativa
Data: 19 de junho
Horário: 8h
Local: Hall do JU (ou outro espaço de grande circulação da Unidade)
Descrição: instalação interativa com uma lousa ou painel onde estarão disponíveis palavras soltas em diferentes línguas faladas na UNILA (português, espanhol, guarani, aimará, krèyol aysien, tikuna, etc.). O público poderá movimentar as palavras ou escrever novas para criar frases e poemas coletivos. A proposta é promover a convivência entre línguas e culturas, incentivando a expressão poética das experiências migrantes por meio do jogo com a linguagem.
Programação: Durante toda a Semana da Migração, uma “pizarra de palavras” ficará disponível. O espaço será atualizado diariamente com novas palavras e registros das composições criadas.
Para conferir a programação completa do Junho da Migração, acesse.