Você está aqui: Página Inicial > Informes > Iniciação científica
conteúdo

Pesquisa

Iniciação científica

ESTUDANTES

Projeto de pesquisa vinculado ao Laboratório de Ideias do IMEA abre seleção de estudantes para iniciação científica em três planos de trabalho.
publicado: 08/07/2022 17h10, última modificação: 12/07/2022 16h42

Aos discentes da UNILA que tenham interesse em fazer iniciação científica, está aberto o processo seletivo para três planos de trabalho relacionados ao projeto de pesquisa “Internacionalização da educação superior sob um olhar interdisciplinar: trajetórias de acesso e permanência, exercício profissional e desafios pós-pandemia na UNILA, UNA, UNL e UdelaR”. A ação está vinculada ao Laboratório de Ideias (LABID), do IMEA.

Para participar da seleção é necessário enviar um e-mail para ana.araujo@unila.edu.br (planos de trabalho 1 e 2) e laura.fortes@unila.edu.br (plano de trabalho 3), até 20 de julho, com uma carta de apresentação que indique suas motivações para atuar na iniciação científica, histórico escolar e disponibilidade durante a vigência do plano de trabalho. O processo seletivo será realizado até o dia 24 de julho.

Confira os detalhes sobre os planos de trabalho:

Plano de trabalho 1: Impactos da pandemia de Covid-19 na internacionalização da educação superior no Mercosul – os casos da UNA (Paraguai) e da UNILA (Brasil)

Perfil do discente: ser brasileiro e ter ingressado na UNILA por meio do Programa de Ações Afirmativas (Lei 12.711/2012). Ter interesse pela temática da educação superior, capacidade de organização e cumprimento de prazos, boa comunicação oral e escrita, disponibilidade de tempo para se dedicar à pesquisa, currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e não ter prevista a colação de grau durante a vigência do plano de trabalho (1º de setembro de 2022 a 31 de outubro de 2023). 

Plano de trabalho 2: Impactos da pandemia de Covid-19 na internacionalização da educação superior no Mercosul – os casos da UNL (Argentina) e da UdelaR (Uruguai)

Perfil do discente: ter interesse pela temática da educação superior, capacidade de organização e cumprimento de prazos, boa comunicação oral e escrita, disponibilidade de tempo para se dedicar à pesquisa, currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e não ter prevista a colação de grau durante a vigência do plano de trabalho (1º de setembro de 2022 a 31 de outubro de 2023).

Plano de trabalho 3: Internacionalização da Educação Superior: políticas linguísticas e impactos da pandemia de Covid-19

Perfil do discente: ter interesse pela temática, capacidade de organização e cumprimento de prazos, boa comunicação oral e escrita, disponibilidade de 20 horas semanais para se dedicar à pesquisa, currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, não acumular relação de trabalho ou ser bolsista de outros projetos e não ter prevista a colação de grau durante a vigência do plano de trabalho (1º de setembro de 2022 a 31 de outubro de 2023).