Você está aqui: Página Inicial > Informes > 2º Ciclo de Vivências Formativas

2º Ciclo de Vivências Formativas

Professores

Docentes que participaram do primeiro ciclo poderão inscrever-se em um ou mais componentes do segundo ciclo; inscrições seguem até 15 de outubro
publicado: 13/10/2020 16h00, última modificação: 22/10/2020 14h47

Como continuidade à capacitação docente para o Ensino Remoto Emergencial, a PROGRAD e a PRPPG informam que as inscrições para o 2º Ciclo de Vivências Formativas da UNILA estarão abertas até quinta-feira (15).

O 2º Ciclo de Vivências Formativas dará sequência às reflexões iniciadas no primeiro Ciclo, quanto ao sentido e às possibilidades de uso de tecnologias em contextos educacionais, em atenção aos resultados da pesquisa realizada, em julho de 2020, junto aos(às) docentes dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação da Universidade.

Na programação do 2º Ciclo, encontram-se duas lives, a serem oportunamente divulgadas, e dois cursos de capacitação profissional. As lives serão transmitidas pelo canal do Ead UNILA no Youtube. Os cursos serão ofertados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade.

Para o adequado dimensionamento de turmas e de docentes-tutores(as), solicita-se que os interessados efetuem a inscrição para escolha de uma ou mais opções de percurso formativo (ambos serão realizados de 21 a 23 de outubro):

H5P: produzindo vídeos interativos, com carga horária de 20h, que abordará os seguintes temas

1) O que são vídeos interativos;
2) Utilização do H5P no Moodle;
3) Criação de vídeos interativos com o H5P: links, perguntas e respostas;
4) Possibilidades de revisão de conteúdo com vídeos interativos;
5) Como avaliar atividades no H5P

• Mediador: Prof. Dr. Celso Yoshikazu Ishida (UFPR) - Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotado no Departamento da Gestão da Informação.

Práticas docentes com recursos tecnológicos (reoferta), com carga horária de 45h, que abordará os temas:

1) Recursos tecnológicos na educação;
    2) Mediação, linguagem e recursos tecnológicos;
    3) Avaliação da aprendizagem via recursos tecnológicos.

• Mediadora: Prof.ª Dr.ª Geovana Gentili Santos – Professora adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ligada à Câmara de Linguagem e Comunicação da UFPR - Setor Litoral.

Além disso, será disponibilizado, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNILA, um módulo aberto a todos(as) os(as) docentes da UNILA, no qual estão reunidos os materiais dos cursos promovidos no 1º Ciclo de Vivências Formativas. Em breve, serão enviadas as orientações de acesso a este módulo.

Já as lives estão programadas para acontecer sempre das 16 às 17h, de acordo com o seguinte cronograma:

Direitos autorais no Ensino Remoto Emergencial (dia 29 de outubro);
    Subjetividades, saberes e vínculos na Educação Superior (dia 10 de novembro);
    Avaliação da aprendizagem na Educação Superior em um contexto não presencial (dia 17 de novembro);

Dúvidas poderão ser sanadas através dos e-mails: prograd@unila.edu.br ou prppg@unila.edu.br.