Institucional
Gestão de riscos para a Integridade Pública
SERVIDORES
A integridade pública é uma resposta sustentável à corrupção, que complementa as abordagens tradicionalmente conhecidas, baseadas na criação de mais regras, de conformidade mais rigorosa e de responsabilização mais rígida. Aliada a isso, propõe-se uma nova abordagem comportamental, focada no desenvolvimento de uma cultura e de comportamentos individuais que continuamente sustentem e priorizem o interesse público sobre os interesses privados.
Desenvolver em toda a sociedade essa cultura de integridade e de intolerância a comportamentos não alinhados ao interesse público passa pela implementação de uma abordagem estratégica, baseada em riscos e focada não em tratar suas consequências (detecção e punição), mas fundamentalmente em evitar ou prevenir sua ocorrência.
Representam risco para a integridade pública quaisquer vulnerabilidades de um indivíduo, de uma instituição ou de um processo de trabalho que aumente a probabilidade de ocorrência de comportamentos que possam ter efeitos negativos no desenvolvimento de uma cultura de integridade.
Outras informações sobre o tema podem ser acessadas no site da Controladoria-Geral da União.
Veja também os conteúdos disponibilizados pela CGU: