Institucional
Fórum Nuclear da Juventude Latino-Americana
O Observatório Latino-Americano da Geopolítica da Energia, da UNILA, foi um dos realizadores do Fórum Nuclear da Juventude Latino-Americana, que ocorreu na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no Rio de Janeiro, em 21 e 22 de outubro. O evento contou com a participação de 50 jovens estudantes e profissionais de países como Brasil, Argentina, Colômbia, Bolívia e El Salvador para discutir o papel da energia nuclear como fonte limpa e essencial para a transição energética na América Latina.
Coordenado por Lucas Kerr de Oliveira, Astrid Cazalbón e Joice Mendez, o Observatório da UNILA esteve representado no Fórum pelos estudantes Bruno Specht, Caio Rodrigues, Jonathan Ramos Oliveira, Kauano Moreira Chales, Manuela D’Avila e Osman Cesar Granada Galvis.
A iniciativa teve o objetivo de desmistificar o uso da energia nuclear, contribuindo para a formação de uma geração que impulsionará o setor em cúpulas globais, como o G20, a COP30 e o BRICS+. Ao final das atividades, os jovens líderes compartilharam suas visões sobre a transição energética em seus países, propondo ações concretas para fortalecer a sustentabilidade e a soberania energética na América Latina. Essa troca marcou um passo importante na construção de uma rede comprometida com o futuro energético da região.
Foram parceiros do Observatório da UNILA na organização do evento: Rosatom, Impact Team 2050, CNEN, Eletrobras Eletronuclear, Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), Jóvenes por el Clima, Movimiento Propacha e Universidade de El Salvador.