Institucional
Formação de professores
Os programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica (PRP) foram contemplados com 209 bolsas, sendo 171 delas para alunos de licenciatura e 38 para docentes da UNILA e das escolas públicas nas quais os programas serão desenvolvidos. “O PIBID e o Residência Pedagógica são fundamentais para a formação de novos docentes, possibilitando um fazer pedagógico mais crítico e o convívio com a realidade da educação básica pública de Foz do Iguaçu. O resultado obtido pela UNILA atesta o bom desempenho que esses programas têm tido em parceria com as escolas estaduais de Foz do Iguaçu”, enfatiza a nota da PROGRAD.
O resultado foi divulgado no dia 5 de setembro pela Capes. No processo de seleção, a Universidade concorreu com 258 instituições públicas e privadas que oferecem cursos de licenciatura no Brasil, e melhorou significativamente sua pontuação em relação à última edição, passando da 123ª posição para a 58ª, no PIBID; e da 109ª posição para a 71ª, no Programa de Residência Pedagógica.
O PIBID é coordenado pela professora Maria das Graças Cleophas Porto (2021/2022) e o PRP está sob coordenação do professor Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira. Anteriormente, o PRP era coordenado pelo docente Valdiney da Costa Lobo.
Os subprojetos foram desenvolvidos pelos professores Ronaldo Adriano R. da Silva (Ciências), Márcia Aparecida P. da Silva Scheer (Geografia), Eder Cristiano de Souza (História), Julia C. Granetto Moreira (Língua Espanhola) e Maria Elizabete R. Kochhann (Matemática), que atuarão como professores coordenadores de área no PIBID; e pelos professores Gustavo de Jesus Lopez Nunes (Ciências), Idete Teles dos Santos (Filosofia), Marcelo Augusto Rocha (Geografia), Tiago Costa Sanches (História) e Livia Fernanda Morales (Língua Espanhola), que atuarão como docentes orientadores no Programa de Residência Pedagógica.