Você está aqui: Página Inicial > Informes > Fomento à participação discente em eventos
conteúdo

Institucional

Fomento à participação discente em eventos

Estudantes de História da UNILA participaram de eventos acadêmicos nacionais e internacionais nos últimos meses. Atividades contaram com apoio de edital da PROGRAD e ILAACH, que concedeu auxílio-viagem.
publicado: 20/10/2025 15h43, última modificação: 20/10/2025 16h51

A participação estudantil em espaços de produção e circulação do conhecimento ganhou um importante reforço em 2025. Por meio do Edital nº 01/2025/PROGRAD/ILAACH, estudantes dos cursos de História (Licenciatura) e História – América Latina (Bacharelado) da UNILA receberam apoio financeiro para representar a Universidade em eventos acadêmicos presenciais realizados fora do município de Foz do Iguaçu.

A iniciativa, inédita no âmbito do ILAACH e do CIAEH, destinou R$ 5 mil da verba da Área de História para o custeio de auxílios-viagem, com o apoio institucional da PROGRAD, em conformidade com a Resolução nº 18/2018/CONSUN, que regulamenta a política de participação discente em eventos.

Quatro estudantes foram selecionados na primeira edição do edital e participaram de importantes eventos nacionais e internacionais:

Joselaine Raquel da Silva Pereira (História – Licenciatura)
- Evento: 1ª Escola Brasileira de Pensamento Decolonial: Desaprendizagem do Legado Racista em Territórios Amefricanos – 100 anos de Frantz Fanon e 90 anos de Lélia Gonzalez
- Local: Salvador/BA

Talles do Nascimento Martins (História – América Latina – Bacharelado)
- Evento: 5º Congresso sobre Internacionalização da Educação Superior
- Local: Paysandú (Uruguai)

Victor Evangelista Santos (História – Licenciatura)
- Evento: 5º Congresso sobre Internacionalização da Educação Superior
- Local: Paysandú (Uruguai)

Jose Victor Cazorla (História – América Latina – Bacharelado)
- Evento: 4ª Jornadas Históricas: "Los que fuimos, los que somos y seremos: el sur andino hacia el primer centenario del Tratado de Lima (1929–2029)"
- Local: Lima (Peru)

Esses discentes apresentaram trabalhos, participaram de mesas temáticas, dialogaram com pesquisadores de diferentes países e trouxeram reflexões importantes para a formação acadêmica e cidadã. Segundo os estudantes, estar em contato com pesquisadores, outros alunos e realidades de outros territórios ampliou a compreensão sobre a História e reforçou o compromisso com uma formação crítica latino-americana, que é uma marca da UNILA.