Você está aqui: Página Inicial > Informes > Fechando o ano com chave de ouro
conteúdo

Institucional

Fechando o ano com chave de ouro

SERVIDORES

Conteúdo de dezembro do "Minuto da Ética" propõe uma reflexão sobre o ano que termina.
publicado: 20/12/2023 15h25, última modificação: 20/12/2023 18h31

Ao final de cada ano, uma retrospectiva quase que automática invade a psiquê humana. É comum fazermos uma reflexão sobre o ano que passou e avaliar as conquistas do período. Também é válido tentar aproveitar o resto do mês para alcançar metas e cumprir aquilo que foi planejado e que talvez não tenha sido concluído. Tudo para “fechar o ano com chave de ouro”.

Usamos a expressão “fechar com chave de ouro” para dizer que concluímos algo de maneira próspera, com efeito positivo. Para fazer uma analogia com o trabalho desempenhado pelas comissões de ética setoriais ao longo do ano, podemos pensar, ainda, nas características do ouro, tido como algo valioso para a humanidade. O ouro é um metal amarelo brilhante, sólido à temperatura ambiente, denso, maleável, duradouro e resistente à alteração química ocasionada pelo calor e pela umidade e à maioria dos agentes corrosivos.

De semelhante modo, é o valor ético do servidor público numa repartição. O servidor público ético é valioso, tem um brilho que lhe dá destaque. Sua ética deve ser sólida e resistente às pressões do ambiente, sem que seja corrompida, pois, afinal de contas, de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto 1.171/94),

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio”.

Assim, podemos utilizar a expressão “fechar com chave de ouro” como referêncià conclusão bem-sucedida do plano de trabalho e dos projetos desenvolvidos, tanto pelas comissões quanto pelos servidores compromissados com o serviço público.

Que tal aproveitarmos esse restinho de mês para refletirmos sobre nossa postura e sobre as atividades realizadas no ano que se finda? A Comissão de Ética da UNILA conta com você para, juntos, fecharmos este ano com chave de ouro, praticando e disseminando os preceitos do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Estamos sempre à disposição! Feliz Natal e um ótimo Ano Novo!

Texto distribuído pela Comissão de Ética Pública (CEP) 
e adaptado e divulgado pela Comissão de Ética da UNILA.