Você está aqui: Página Inicial > Informes > Exposição "Caminhos de Guairacá"
conteúdo

Institucional

Exposição "Caminhos de Guairacá"

Com o tema "Uma viagem pela história e cultura dos povos ancestrais na Província do Guairá", exposição será aberta nesta quinta-feira (8), às 19h, na Biblioteca do PTI.
publicado: 06/02/2024 16h18, última modificação: 07/02/2024 16h54

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o Museu Digital da UNILA (MUD) e o Observatório da Temática Indígena na América Latina (OBIAL) promovem a exposição itinerante "Caminhos de Guairacá", que percorrerá diversas cidades da região oeste do Estado. A abertura da exposição está marcada para esta quinta-feira (8), às 19h, no saguão da Biblioteca Paulo Freire, localizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A exposição permanece na Biblioteca até o final de março.

Fruto de um projeto de extensão financiado pela PROEX/UNILA em 2023, a exposição visa aprofundar e disseminar o conhecimento sobre a história e a cultura dos povos da região, especialmente dos séculos 16 e 17, época marcada pelos primeiros deslocamentos das tropas espanholas e pela resistência indígena. A partir de um olhar atento ao papel dos caciques Guairacá e Guairá, a exposição destaca a importância das cidades espanholas e das missões jesuíticas fundadas na antiga Província del Guairá, peças-chave no processo de colonização.

O projeto envolveu pesquisas de campo nas cidades de Guaíra e Terra Roxa, onde a equipe da UNILA coletou dados que contribuem para o resgate e a valorização da memória e do patrimônio histórico e cultural da região. Diálogos com lideranças locais, agentes do patrimônio histórico e cultural, escritores e artistas de cidades como Guaíra, Guarapuava e Curitiba são fontes de pesquisa que serviram como base para a exposição.

Mesa-redonda

Além da exibição de peças e narrativas, a iniciativa inclui uma mesa-redonda no dia 8 de fevereiro, às 19h, na BIUNILA-PTI, em celebração ao Dia da Luta dos Povos Indígenas. O evento contará com a participação de especialistas e lideranças indígenas, que discutirão os conflitos e reivindicações atuais dos povos indígenas, além de marcar a inauguração oficial da exposição "Caminhos de Guairacá". Estão confirmadas as presenças das lideranças indígenas Celso Japoty e Rosileia da Silva Cruz, e dos pesquisadores Mario Ramão, Clovis Brighenti, Sara Chena Centurión e Camila Lazzarini.

Equipe técnica da exposição "Caminhos de Guairacá"

Coordenação: Julio da Silveira Moreira
Pesquisadores: Leonardo de Souza Silva, Mireliz Janeth Corilloclla Huamani, Brisa Abigail Cañiza Aquino, Tatyane Cristina Mendonça Ravedutti e Camila Cristina Lazzarini
Apoio audiovisual: Marcus Bonato e Ametista Gaia
Produção: Tatyane Cristina Mendonça Ravedutti
Design: Camila Cristina Lazzarini
Financiamento: Pró-Reitoria de Extensão UNILA (editais nº 56/2022 e 73/2022)
Apoio institucional: Museu Digital da UNILA (MUD) e Observatório da Temática Indígena na América Latina (OBIAL)
Agradecimentos: Ana Menel, Frei Pacífico, Jackson Lima, Gilberto Benites, Mário Ramão Villalva, Nazany Martins, Nivaldo Krüger, Daniela Sophiati, Lia Mity Ono e Fabiana Moro Martins

Para mais informações, entre em contato com o coordenador do projeto, pelo e-mail julio.moreira@unila.edu.br.