Você está aqui: Página Inicial > Informes > Evento sobre palíndromos
conteúdo

Institucional

Evento sobre palíndromos

Com apoio da EDUNILA, Foz do Iguaçu sedia, nos dias 27 e 28 de setembro, o 3º Encontro Brasileiro de Palindromistas.
publicado: 19/09/2025 17h20, última modificação: 19/09/2025 18h31

Nos dias 27 e 28 de setembro, Foz do Iguaçu será palco do 3º Encontro Brasileiro de Palindromistas, que reunirá escritores, professores, pesquisadores e entusiastas da arte de palíndromos (textos que se leem da mesma forma de frente para trás e de trás para frente). O evento será realizado na Faculdade Uniguaçu Foz, com apoio institucional da Editora da UNILA.

A programação contará com mesas de debate envolvendo literatura palindrômica, tradução, ensino e teoria, com participação de instituições como Unespar, Mackenzie e UFRJ, além da UNILA. Haverá também oficina criativa, lançamento de livros inéditos de palíndromos, conexões internacionais (Club Palindromista Internacional, da Espanha), apresentações artísticas e o Prêmio Mutum, honraria da Liga Ágil que homenageia figuras literárias e institucionais. Confira a programação completa.

O evento também será uma oportunidade de integração entre público e comunidade acadêmica, com exposições, estandes de editoras, sessão de autógrafos, venda de obras e produtos culturais, além de momentos culturais ao ar livre no entorno das Cataratas do Iguaçu e do Parque das Aves.

EDUNILA

A Editora da UNILA já publicou a obra “AraraRara: Antologia de Palíndromos - Ensaio sobre a Palindromia”, de autoria de Fábio Aristimunho Vargas, vencedora do Prêmio ABEU na categoria de Projeto Gráfico em 2022, com colaboração de autores como Chico Buarque, Millôr Fernandes, Laerte e Arnaldo Antunes. Essa publicação e outros eventos recentes reforçam o envolvimento da Editora com a palindromia e a literatura experimental, conferindo relevância especial à sua participação no encontro.