Você está aqui: Página Inicial > Informes > Estudo sobre multilinguismo na tríplice fronteira

Estudo sobre multilinguismo na tríplice fronteira

ESTUDANTES

Pesquisadora Libertad Fructuoso, em parceria com a SECOM e o NIELI, está em busca de estudantes de diferentes comunidades para a realização de entrevistas participativas, com o intuito de reconstruir trajetórias e biografias linguísticas.
publicado: 29/08/2024 16h13, última modificação: 29/08/2024 17h46

Em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (SECOM) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Língua(gem) e Interculturalidade (NIELI), a pesquisadora Libertad Fructuoso está desenvolvendo um estudo com a temática do multilinguismo na tríplice fronteira. Dessa forma, ela irá realizar entrevistas participativas com discentes de diferentes comunidades para reconstruir trajetórias e biografias linguísticas. Os encontros serão no Jardim Universitário (sala de reuniões C-123-5). Confira a programação:

Terça-feira (3 de setembro)
- 14h às 15h30: grupos focais de falantes de espanhol como primeira língua
- 16h30 às 18h: grupos focais com comunidades de língua guarani

Quarta-feira (4 de setembro)
- 14h às 15h30: grupos focais para refugiados e migrantes
- 16h30 às 18h: grupos focais para falantes de línguas indígenas de países de língua espanhola

Quinta-feira (5 de setembro)
- 12h às 13h30: para falantes de língua primeira portuguesa
- 14h às 15h30: para falantes de línguas indígenas do Brasil

Sobre a pesquisadora

Libertad Fructuoso é professora, pesquisadora e sociolinguista. Ela tem mestrado em Gestão de Idiomas pela UNTREF, e sua tese foi intitulada “Biografías lingüísticas del guaraní: aportes para la gestión de lenguas en ámbitos universitarios del conurbano bonaerense”. Dirigiu projetos de pesquisa relacionados à diversidade linguística em ambientes universitários, entre eles: “La(s) gramática(s) argentina(s): tensiones de lo singular”, atualmente “Lenguas regionales, indígenas y de migración: ideologías lingüísticas y aportes para la gestión de lenguas en UNAJ” e co-dirigiu “Lenguas y territorio: una aproximación a la diversidad lingüística de las prácticas discursivas en la universidad” na UNAJ. Ministra oficinas de gênero em diferentes espaços de formação, coordena a disciplina de Linguística na UNAHUR e ministra oficinas de leitura e escrita na UNAJ.

registrado em: ,