Você está aqui: Página Inicial > Informes > Estudantes indígenas
conteúdo

Institucional

Estudantes indígenas

Grupo de discentes da Aldeia Indígena Tekoha Ocoy conheceu as instalações da UNILA e recebeu orientações para o retorno presencial das atividades acadêmicas.
publicado: 06/04/2022 17h25, última modificação: 06/04/2022 17h25

Na segunda-feira (4), 15 estudantes residentes na Aldeia Indígena Tekoha Ocoy, localizada no município de São Miguel do Iguaçu/PR, estiveram na UNILA recebendo as orientações para o retorno presencial da vida acadêmica. A atividade foi uma ação conjunta da PROGRAD, da PRAE, da Comissão Permanente de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (CAPPI), do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural (NIPPEI) e da comunidade do Ocoy, e teve como objetivo a preparação para o retorno presencial dos estudantes guaranis na Universidade.

A programação incluiu visita às instalações do Alojamento Estudantil e ida à barreira da Itaipu para regularização dos crachás. Pela tarde, os discentes participaram de uma reunião com o Departamento de Apoio ao Estudante, da PRAE. Na oportunidade, foram abordados temas como auxílios estudantis e funcionamento da Universidade. Também foi realizada uma roda de conversa com a direção colegiada da CAPPI. Para a presidenta da Comissão, Patricia Queiroz, “os alunos guaranis estão entre os grupos mais impactados pela pandemia e o ensino remoto, o que torna a tarefa de preparar seu retorno tão especial”.

Desde 2019, a UNILA realiza o Processo Seletivo de Estudantes Indígenas mediante um edital anual específico para ingresso dos discentes indígenas aldeados. A partir desta nova modalidade de ingresso, consoante com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ano a ano amplia-se o número de estudantes do Ocoy na Universidade. “A UNILA precisa caminhar para fortalecer as políticas de permanência na instituição, a fim de ampliar as ações afirmativas, fundamentais e em consonância com a missão e os objetivos da Universidade desde seus eixos: interculturalidade, bilinguismo e integração. Ampliar o acesso dos estudantes indígenas é de fundamental importância para uma universidade mais plural e intercultural”, afirma a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Jorgelina Tallei.

Também estiveram presentes nas atividades o professor Clovis Brighenti; o técnico-administrativo Pedro Lovain; a chefe do Departamento de Apoio ao Estudante, Roseane de Souza; o chefe da Coordenadoria de Atenção ao Estudante e às Moradias, professor Micael Alvino; e o cacique Celso Alves.