Você está aqui: Página Inicial > Informes > Esporte e inclusão
conteúdo

Institucional

Esporte e inclusão

ESTUDANTES

O DAAIPcD da UNILA reuniu-se com o Departamento Paradesportivo da CBDU visando parcerias colaborativas na área do esporte inclusivo
publicado: 01/04/2021 16h08, última modificação: 01/04/2021 16h17

A Divisão de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (DAAIPcD) da UNILA reuniu-se, de forma remota, no último dia 15, com a coordenação do Departamento Paradesportivo da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O intuito foi conhecer melhor os trabalhos da CBDU e pensar em possíveis parcerias colaborativas entre as instituições na área do esporte inclusivo.

Durante a reunião, a coordenadora do Departamento de Paradesporto, Natália Borges Xavier, estudante e paratleta da Universidade Federal de Goiás (UFG), destacou a importância do esporte na rotina dos discentes e a necessidade das instituições de ensino superior promoverem ações efetivas que contribuam para a visibilidade dos universitários paratletas e eliminação do capacitismo. Roy Eddie Marquardt Filho, pessoa com deficiência física e servidor da DAAIPcD, reforça essa importância. "Conheci o vôlei com aproximadamente 10 anos de idade. Posteriormente, treinei durante dois anos e joguei em campeonatos escolares, competindo, inclusive, com pessoas sem deficiência. Então, o esporte foi e é muito importante para eu me sentir incluído e capaz de fazer o que eu quiser. O esporte me ajuda a superar o capacitismo".

Outro tema pautado no encontro foi o esporte eletrônico (também conhecido como ciberesporte ou e-sport), com destaque para a importância da acessibilidade digital. Na oportunidade também foi apresentado o e-book "Visibilidade do Esporte e Atleta Paralímpico", que compõe a Coleção Inclusão. O livro acessível foi desenvolvido pela equipe do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede, da UFG.

Direito ao esporte

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência dispõe, expressamente, como fundamental o direito ao esporte a toda pessoa com deficiência. O artigo 43 impõe ao poder público o dever de promover a participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo.

Dessa forma, a DAAIPcD elaborou um questionário direcionado aos acadêmicos com deficiência  - da graduação ou pós-graduação - que pratiquem ou que gostariam de praticar algum esporte (inclusive esporte eletrônico). A ação tem o objetivo de levantar informações que contribuam para a implantação e aprimoramento de competições esportivas adaptadas e a idealização de políticas públicas no âmbito do esporte direcionadas aos universitários com deficiência da UNILA.

registrado em: ,