Institucional
Dia da Luta Antimanicomial
Esta data (18 de maio) foi instituída como o Dia da Luta Antimanicomial para conscientizar sobre a necessidade de melhores condições de tratamento das pessoas que utilizam a rede de atenção à saúde mental.
Nos manicômios, o direito pelo bem-estar e dignidade dos indivíduos em sofrimento mental era comumente desrespeitado, sendo essas pessoas tratadas com descaso e violência. Consideradas “loucas”, elas eram isoladas da sociedade, levando uma vida indigna e sem direito a tratamentos humanizados que de fato proporcionem algum alívio à sua condição.
O movimento contribuiu para o fim das instituições manicomiais, desenvolvendo serviços de saúde mais abertos, com novos métodos de tratamento, não institucionalizados e mais humanizados, permitindo a esses indivíduos uma vida mais digna e integrada à sociedade.
Ainda hoje, a data representa essa luta pela implementação de tratamentos mais humanizados, e presta homenagem aos profissionais da saúde que estão constantemente trabalhando para que os direitos das pessoas em sofrimento mental sejam respeitados.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre essa realidade, uma sugestão de filme: “Nise: O Coração da Loucura (2015)”.