Institucional
Curso "Caminhos das Águas"
Com o objetivo de dialogar e capacitar comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, o Ministério da Cultura e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam até esta sexta-feira (6) na aldeia do povo Guarani Tekoha Ocoy, em São Miguel do Iguaçu/PR, a 9ª edição do curso "Caminhos das águas - fortalecendo fazeres e saberes artísticos e culturais". A iniciativa tem o apoio local da UNILA.
O curso é gratuito e acontece de forma presencial, com participação de mais de 20 pessoas, entre indígenas e estudantes. Dentre os assuntos da formação, destacam-se: Arte como expressão de identidades, diversidade e acessibilidade; Cultura de Infâncias; Laboratório de Contação de Histórias; Como a arte pode auxiliar na percepção do mundo; Arte, Educação e Educomunicação, para quê?; e Laboratório de Elaboração de Projetos Culturais.
“Essas ações vêm ao encontro do que estamos fazendo no Educom Guarani, um projeto que já tem mais de seis anos. O grupo tem cerca de cinco pessoas na área da Educomunicação. Eu sempre trabalhei e gostei de trabalhar com os povos originários aqui no Oeste do Paraná, uma população bastante sofrida. É um povo que sofreu muito e ainda continua sofrendo, tentando reconquistar seus espaços”, afirma Mário Ramão Villalva, docente da UNILA e coordenador do projeto de extensão/pesquisa Educomunicação e Cultura Guarani.