Você está aqui: Página Inicial > Informes > Cooperação internacional
conteúdo

Institucional

Cooperação internacional

UNILA e Universidad Nacional de Misiones trabalham para firmar acordo para dupla diplomação do curso de Engenharia de Energia e do mestrado e doutorado em Energia e Sustentabilidade.
publicado: 04/08/2022 14h54, última modificação: 04/08/2022 17h24

Uma equipe formada por gestores da PROINT e por docentes do curso de Engenharia de Energia esteve na Universidad Nacional de Misiones (Unam), da Argentina, no final de julho, para participar de uma reunião de trabalho sobre dupla diplomação de estudantes. O grupo também fez uma visita técnica para conhecer salas de aula e laboratórios da Unam. A visita de gestores e professores da universidade argentina à UNILA está programada para setembro. 

A iniciativa tem como objetivo firmar um acordo para que os diplomas de graduação em Engenharia de Energia da UNILA sejam validados pelo curso de Ingeniería Electromecánica da Unam, e vice-versa. Também está em estudo a dupla diplomação para o mestrado em Energia e Sustentabilidade da UNILA com equivalência à Maestría en Ingeniería de las Energías e para o doutorado em Energia e Sustentabilidade com equivalência ao Doctorado en Ingeniería. 

A próxima etapa do processo será o estudo das equivalências de disciplinas ofertadas nos cursos de graduação e de pós-graduação das duas instituições e a definição do número de vagas para os processos. 

“Esse acordo vai potencializar a formação de estudantes e oportunizar a obtenção de dois diplomas para os profissionais, que poderão atuar nos dois países”, diz Gladys Velez, coordenadora de Relações Internacionais. Para ela, a dupla diplomação “fortalece o compromisso da UNILA de contribuir para o desenvolvimento da América Latina por meio do ensino superior e também possibilita qualificar e consolidar a internacionalização da Universidade”. 

As normas para a dupla diplomação foram estabelecidas pela Comissão Superior de Ensino (COSUEN) na Resolução nº 4/2021. As possibilidades de dupla diplomação e cotutela são possíveis a partir de acordos de cooperação firmados com instituições de ensino superior no exterior.

Os acordos devem prever os critérios estabelecidos pelas universidades conveniadas, detalhamento de equivalência de componentes curriculares, quando aplicável, entre outros itens. Após aprovação do colegiado de curso ou programa de pós-graduação, as propostas de convênio serão submetidas ao Conselho Superior do Instituto (CONSUNI), com consultas à PROGRAD, PRPPG e PROINT, conforme o caso, para análises técnicas e legais. Em seguida serão avaliadas pela COSUEN.