Institucional
Congresso Mundial de Cardiologia
A cidade de Madrid (Espanha) sediou, em agosto, o Congresso Mundial de Cardiologia. Entre os mais de 33 mil profissionais de saúde e pesquisadores de 167 países que participaram do evento estava João Paulo Batista de Souza, médico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biociências (PPGBC) da UNILA.
Durante esse que é o maior congresso sobre cardiologia do mundo, João Paulo apresentou um trabalho que dá continuidade ao seu TCC da graduação em Medicina pela UNILA. “Embora não integre diretamente meu projeto de mestrado atual, a pesquisa dialoga com ele em termos metodológicos e de abordagem, especialmente no uso de marcadores de risco cardiovascular em resposta a intervenções de estilo de vida”, explica.
O estudo foi desenvolvido com base em dados da Lapinha Spa, uma clínica especializada em saúde integrativa e reabilitação no Paraná. Dessa forma, o trabalho avaliou os efeitos de um programa intensivo de mudanças no estilo de vida – incluindo dieta plant-based, atividade física supervisionada, sono e práticas de relaxamento – sobre fatores de risco cardiovascular em pacientes com diferentes comorbidades. A atividade contou com o apoio do professor Gleisson Brito, do PPGBC, e da professora Claudia Gross, do curso de Medicina, além da colaboração clínica do diretor da Lapinha, Daniel Boarim, e de toda a equipe multidisciplinar da instituição.
“Foi uma sensação muito gratificante poder representar a UNILA nesse cenário global. Muitos pesquisadores de renome passaram pelas estações científicas e demonstraram interesse pelo nosso trabalho, proporcionando trocas valiosas e feedbacks enriquecedores. Além disso, participar como membro da Sociedade Europeia de Cardiologia, conhecer Madri, visitar espaços culturais como o Museu do Prado e o Palácio Real, e mergulhar nas origens da cultura ibérica (tão presente na formação latino-americana) foram experiências memoráveis. Mais do que divulgar minha pesquisa, essa participação fortaleceu meu compromisso com a ciência e ampliou meus horizontes como médico e pesquisador”, finaliza o mestrando.