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Concurso “Pilha de Ideias”

Organizado pelo projeto de extensão “Universidade e Sociedade", 2º Concurso “Pilha de Ideias” mobiliza estudantes do Colégio Cataratas e premia a melhor pilha caseira.
publicado: 04/12/2025 17h50, última modificação: 04/12/2025 18h59

O 2º Concurso “Pilha de Ideias” foi realizado pelo projeto de extensão “Universidade e Sociedade – Eletroquímica ao alcance de toda a sociedade” no dia 24 de novembro, no Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, reunindo diversas equipes do 2º ano do ensino médio em um desafio de eletroquímica aplicada.

A atividade teve como proposta a construção de uma pilha caseira funcional, que utiliza materiais simples e seguros, como moedas, ruelas metálicas, papel-toalha, fios e eletrólitos domésticos. Durante o evento, cada equipe teve 30 minutos para a montagem e cinco minutos para apresentar o funcionamento da pilha, explicando como foi a organização dos materiais e a montagem, além dos componentes e das reações redox envolvidas.

O concurso foi organizado pelos discentes extensionistas e de iniciação científica do projeto, Andresa Melo, André Gomes, Bruno Macedo, Daniela Pedroso, Hellen Vieira, Lorena Palacios e Marisa Mamani, sob coordenação do professor José Ricardo Cezar Salgado, da UNILA, e participação da professora Adriane Liecheski, do Colégio Cataratas.

Equipe vencedora

A equipe "5 volts da química", formada pelos alunos Ashley Romero, Leticia da Silva, Wendell Bueno, João Fagundes e Humberto Leite, conquistou o primeiro lugar da competição. Cada estudante ganhou uma caneca do projeto. Eles montaram uma pilha composta por moedas, ruelas de metal, papel-toalha e vinagre, que apresentou excelente desempenho, atingindo aproximadamente 6,1 V de diferença de potencial (valor suficiente para acender um led de 1,7 V) e alcançando pontuação máxima no critério de eficiência.

Além do desempenho técnico, o grupo também se destacou pela criatividade na escolha e organização dos materiais e pela clareza na explicação dos processos eletroquímicos, critérios previstos na avaliação dos jurados. A classificação final do concurso ficou da seguinte forma:

  • 1°: 5 volts da química
  • 2°: Copel
  • 3°: Pilha molhada
  • 4°: Gênia das pilhas
  • 5°: Alta voltagem
  • 6°: Pilhas malucas
  • 7°: Apilhados

Integração e aprendizado

A atividade integra as ações de extensão que visam aproximar a Universidade da comunidade escolar, promovendo um ambiente de aprendizado prático e acessível. “O concurso permitiu que os estudantes compreendessem, de maneira concreta, conceitos fundamentais de eletroquímica, como potencial de redução, transferência de elétrons e funcionamento de pilhas e baterias”, explica o professor José Ricardo Cezar Salgado, coordenador do projeto.

Todos os participantes receberam certificados, e os alunos do colégio puderam acompanhar as demonstrações e interagir com a equipe do projeto, reforçando o compromisso da UNILA com a popularização da ciência e a formação crítica e cidadã.

Para a estudante Marisa Mamaní, do curso de Biotecnologia, participar da organização do concurso foi uma experiência formativa relevante, especialmente por ser sua primeira experiência na extensão. “No dia do evento, chamou minha atenção o entusiasmo dos alunos, eles realmente se envolveram com a atividade, buscaram soluções criativas e demonstraram grande interesse em compreender o funcionamento da pilha. Além disso, a postura colaborativa e a solidariedade entre as equipes, que dividiram materiais e auxiliaram umas às outras para que todos conseguissem montar e concluir seus experimentos, evidenciaram um ambiente de aprendizagem coletiva. Essa vivência reforçou para mim o quanto a extensão pode aproximar o conhecimento científico da escola de maneira prática, colaborativa e significativa”, afirma Marisa.

Na mesma linha, André Gomes, formado pelo curso de Engenharia de Materiais, destaca o entusiasmo dos alunos do colégio durante o concurso. “Ficou evidente o quanto estavam animados e como conseguiram apresentar, de forma criativa, diferentes maneiras de acender o led utilizando suas pilhas caseiras. Atuar nesse concurso foi muito especial, porque pude contribuir, ainda que modestamente, para o aprendizado deles. Acredito que o concurso ajudou os estudantes a compreenderem de maneira mais clara os conceitos de eletroquímica e, sobretudo, a aplicá-los na prática”, salienta o egresso.

A ação de extensão tem o apoio de recursos financeiros por meio da bolsa de iniciação científica e extensão, pelo programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI) - Fundos Paraná, mobilizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UNILA.