Você está aqui: Página Inicial > Informes > Combate à dengue
conteúdo

Institucional

Combate à dengue

Neste mês, foi decretada situação de emergência por epidemia de dengue em Foz do Iguaçu. Veja como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti e quais são os sintomas da doença.
publicado: 29/03/2023 15h59, última modificação: 29/03/2023 17h38

No atual ano epidemiológico (iniciado em agosto de 2022), Foz do Iguaçu já contabiliza cinco mortes e quase 1,5 mil casos confirmados de dengue. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há também mais de 21,3 mil casos notificados na cidade. 

Em âmbito estadual, foram confirmados, na última semana, mais 2.379 casos e três óbitos pela doença. Neste período, houve, ainda, mais de 12 mil notificações de casos suspeitos de dengue no Paraná.

Além da dengue, os casos de chikungunya também estão aumentando. O Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS), da PRAE, orienta que a comunidade acadêmica realize medidas preventivas contra as duas doenças. Todos devem fazer a sua parte, tomando cuidados simples e evitando criadouros do mosquito Aedes aegypti:

- Tampe as caixas d'água;
- Não deixe água acumulada na laje;
- Mantenha os lixos fechados;
- Utilize areia nos vasos de plantas;
- Deixe garrafas e outros recipientes virados de cabeça para baixo;
- Deixe lonas esticadas;
- Retire água de pneus;
- É fundamental, também, o uso de repelentes contra mosquitos.

Confira os principais sintomas da dengue:

- Febre alta, maior que 38º;
- Dor no corpo e articulações;
- Dor atrás dos olhos;
- Mal-estar;
- Falta de apetite;
- Manchas vermelhas pelo corpo.

É importante que o diagnóstico seja realizado o quanto antes para que o tratamento seja o mais adequado. Por isso, procure atendimento médico na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa e lembre-se de levar seus documentos pessoais e seu cartão SUS.