Pesquisa
Cinema e audiovisual
O Observatório Latino-americano de Cinema entre Fronteiras (OLACEF) é um projeto de pesquisa coordenado pela docente da UNILA Francieli Rebelatto, que, há mais de uma década, vem pesquisando o cinema e audiovisual produzido nas regiões ao Sul do Brasil, no Noroeste da Argentina, no Paraguai e no Uruguai. A iniciativa culminou em sua tese de doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2021. Atualmente, a pesquisadora, conjuntamente com um grupo de estudantes, vem acompanhando o desenvolvimento de políticas públicas, os espaços institucionais e autogestionados que promovem o encontro entre os gestores públicos, os realizadores cineastas e os responsáveis pelo setor privado, bem como o desenvolvimento das estéticas e temáticas interculturais que emergem das imagens produzidas nessas regiões.
Desde outubro, quando o observatório foi registrado na UNILA, várias ações de articulação com entidades e universidades públicas da região vêm acontecendo. A professora e estudantes pesquisadores participaram do Festival Internacional Oberá en Cortos, na Argentina, onde docentes da Universidade Nacional de Misiones (UNAM) e da Universidade Nacional do Nordeste (UNNE) assinaram coletivamente carta de interesse na pesquisa.
Já em novembro, a pesquisadora foi convidada pelo Mercado Entre Fronteiras (MAEF) para expor o projeto em um painel na programação do evento que reuniu representantes de entidades estatais, como o Instituto de Artes Audiovisuais de Misiones (IAAVIM), o Instituto Nacional do Audiovisual Paraguaio (INAP), a Agência Nacional de Audiovisual do Uruguai (ACAU), o Instituto de Cinema do RS (IECINE) e a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM). Na ocasião, um termo de interesse foi firmado entre o observatório da UNILA e a Film Comission de Missões, coordenada por docentes da Universidade Federal do Pampa.
A equipe da UNILA esteve, ainda, em trabalho de campo, em Posadas, na Argentina, na semana passada, para realizar entrevistas com cineastas, com representantes do IAAVIM e da Cinemateca Digital de Misiones. Na oportunidade, aconteceu uma reunião com docentes da UNAM para traçar um plano de trabalho para o ano de 2026, que envolverá o avanço da formalização de acordos de cooperação entre as universidades, encontros virtuais de trocas de pesquisa, projetos de extensão e ações de ensino. Além de disso, será construído um encontro presencial durante o Congresso da Associação Argentina de Estudos Audiovisuais (ASAECA), que irá ocorrer em abril, na cidade de Resistência, no Chaco Argentino, culminando no segundo semestre de 2026 com a realização do 1º Seminário Internacional do Observatório na UNILA. Reuniões com professores da Universidade Nacional Três de Frebero (UNTREF) também foram realizadas a fim de apresentar o projeto do OLACEF.
Segundo Francieli Rebelatto, “todas essas ações, diálogos e manifestações de interesse em nossa pesquisa projetam a UNILA e sua área de Cinema e Audiovisual totalmente alinhada com a missão internacionalista da Universidade e com uma formação interdisciplinar para os estudantes pesquisadores conectados com a realidade de produção de imagens das regiões descentralizadas do nosso continente que demandam o apoio da Universidade na efetivação de políticas públicas”.