Você está aqui: Página Inicial > Informes > Cine Verde em Bici
conteúdo

Identidade UNILA

Cine Verde em Bici

Evento de encerramento das atividades do projeto “Cine Verde em Bici” ocorre nesta quarta-feira (9), no JU, durante a Feira Agroecológica e Cultural da UNILA.
publicado: 08/07/2025 16h30, última modificação: 09/07/2025 14h15

O projeto “Cine Verde em Bici” promove sua atividade de encerramento nesta quarta-feira (9), na Feira Agroecológica e Cultural da UNILA, na Unidade Jardim Universitário, com entrada gratuita. A programação começa às 16h, com feira de alimentos orgânicos, agroecológicos e artesanais e se estende até a noite, com atividades culturais, roda de conversa e partilha de alimentos.

A partir das 19h, será realizada a exibição do minidocumentário “Nuestra Gira”, produzido ao longo da circulação do projeto por territórios da tríplice fronteira. O filme reúne imagens e depoimentos colhidos durante as sessões realizadas em aldeias, quilombos e comunidades rurais e periféricas de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Minga Guazú e Puerto Iguazú. A produção audiovisual contou com a colaboração de profissionais da tríplice fronteira, como John Alexander Velasquez Cajamarca, Kiko Rezende, Sergio Zalazar, Lili Azevedo, Jhey Rodrigues e Guadalupe Anaya, que contribuíram com registros realizados ao longo das ações do projeto, com direção de Adrielle Chiceri. 

A programação do evento conta, ainda, com a apresentação do coral Guarani “Tape Vy’a”, da Aldeia Ocoy, de São Miguel do Iguaçu, e da Banda La Faiska, grupo de ska formada por integrantes do Brasil, da Colômbia e do Chile. O encontro terá também a presença das lideranças dos territórios percorridos pelo projeto, além de integrantes da Horta Comunitária Agroflorestal do Cidade Nova, entre outros coletivos da fronteira, culminando com a realização de uma "Olla Comunitaria".

Outra atividade que está programada é o preparo do Sancocho Comunitário, que, somado às apresentações musicais, propiciará um momento de conexão com as culturas presentes na região da tríplice fronteira, fortalecendo os vínculos comunitários, a importância dos alimentos agroecológicos e o respeito à diversidade cultural. Haverá, ainda, a distribuição de mudas doadas pelo Refúgio Biológico.

“Chegamos ao final das exibições do Cine Verde em Bici. Esse percurso foi uma experiência linda. Compartilhar com territórios tão diversos, conversar através dos filmes com temáticas tão sensíveis, necessárias e urgentes foi algo transformador. O recorrido da nossa bici encantou uma linda porção da gente que habita essa fronteira. Ver os olhinhos das crianças em contato pela primeira vez com uma tela grande fez tudo valer a pena. As oficinas, que trouxeram experiências sensoriais e despertaram ainda mais essa consciência ambiental, se somaram à tela e foram para a prática. Uma itinerância que, por meio do lúdico, de uma bici que leva cine, leva histórias e traz de volta sonhos e a vontade de continuar. Desejamos nos encontrar com vocês por aí, com a nossa bici”, ressalta Adrielle Chiceri, idealizadora e produtora do projeto.

Sobre o projeto

O projeto “Cine Verde em Bici” é uma iniciativa cultural viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, via Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e Ministério da Cultura, com apoio de diversos coletivos e parceiros da região da tríplice fronteira. Por meio de uma bicicleta especialmente adaptada, a ação promoveu sessões itinerantes de cinema com foco em temáticas urgentes como agroecologia, sustentabilidade e questões socioambientais. Cada curadoria de filmes e curtas-metragens foi cuidadosamente elaborada considerando as especificidades culturais e ambientais de cada território visitado.

As atividades já alcançaram mais de 500 pessoas, em sua maioria crianças  muitas das quais tiveram, pela primeira vez, acesso a uma experiência cinematográfica. As exibições incluíram animações infantis e minidocumentários, todos com o objetivo de sensibilizar o público para práticas sustentáveis e modos de vida mais conscientes.

Durante todo o caminho percorrido, o projeto teve como apoiadores as seguintes instituições e coletivos: UNILA; projeto de extensão “Pedalar para quê?", da UFFS; El Cine Club Nuestra Sala; Mutare Marketing; Jangada Visual; Horta Comunitária Agroflorestal do Cidade Nova; e Feira Agroecológica e Cultural da UNILA.